Essa é uma semana especial para o setor da cultura, especificamente, da literatura, com a abertura de três bibliotecas, salas de leitura e espaço para troca de livros.

Na manhã desta quarta-feira, dia 25/07/2018, foi aberta a Biblioteca Pública “Mário Lobo” na Casa Brasílio Itiberê por conta das reformas que ocorrem no antigo prédio da Rua dos Expedicionários. O acervo de mais de 10 mil livros, além de mesas de estudo e computadores para pesquisa e acesso à internet, está disponível à população.

Paralelamente, Paranaguá está recebendo o projeto cultural ‘Maktub’ que é uma kombi toda colorida com muitos livros para serem trocados. Levando dois livros, a pessoa troca por outro da sua preferência ou compra. Parte dos livros continuará fazendo parte do acervo do projeto e outros livros serão doados para o município numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A kombi com os livros estará na Praça Fernando Amaro até o dia 4 de agosto para quem quiser aproveitar o acesso a livros. O projeto já percorreu várias regiões do País estimulando a leitura por meio da troca de livros. Os temas são variados. Há livros de grandes autores como Agatha Christie até livros de dieta. O projeto ainda inclui um cinema que pode ser feito ao ar livre com um sistema de projeção.

Nesta semana também foi iniciado o projeto Ônibus na Praça que pode ser acessado por turistas, inclusive. Também, nesta quarta-feira, dia 25, estão sendo feitas as entregas de espaços de Leitura em parceria com a empresa Mosaic nas escolas municipais Maria Trindade, Leôncio Correia e Hugo Pereira Corrêa.

Em comemoração ao aniversário de Paranaguá também será feita a entrega da revitalização do prédio da Biblioteca Municipal “Auditório Leôncio Correia”, na sexta-feira, dia 27, a partir das 14h e a inauguração do CEU das Artes, no mesmo dia no Jardim Iguaçu, a partir das 15h. O prédio também abrigará uma biblioteca para a comunidade.

Publicado em: 25/07/2018
Jornalista: Luciane Chiarelli
Prefeitura Municipal de Paranaguá

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.