Dez estudantes de um programa de educação profissional da Escola de Educação Especial Maria Nelly Picanço puderam conhecer as atividades de um dos portos mais importantes do Brasil.

Um grupo muito especial de moradores de Paranaguá visitou o Porto nesta sexta-feira (9/9). Dez alunos com idade entre 17 e 30 anos, que participam de um programa de educação profissional da Escola de Educação Especial Maria Nelly Picanço, foram convidados a conhecer as instalações portuárias e aprender sobre as operações dos navios e as profissões. A escola é mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paranaguá.

Como é comum no programa de visitas monitoradas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), os estudantes assistiram a uma palestra e um vídeo de apresentação e depois foram levados de ônibus até a zona primária do porto, onde os navios atracam para movimentar as mercadorias. 

A professora Lauriane Candida Pereira disse que a visita ao Porto é uma atividade muito importante para a socialização desses jovens, porque atende suas necessidades e direitos de participar da sociedade. Muitos deles, assim como muitos moradores de Paranaguá, também não conhecem as atividades do porto, embora convivam com parentes, amigos e vizinhos que direta ou indiretamente trabalham com atividades ligadas ao porto, que é também a maior atividade da cidade, disse a professora. Assim eles podem perceber na prática a importância do porto e a importância de quem trabalha aqui, afirmou.

Cristiano Moraes de Lima foi um dos mais entusiasmados com a visita e quis saber sobre qual a função mais importante para as operações portuárias. Eu estive em um porto há muitos anos e não lembrava como era, disse ele.

Por ano o porto recebe aproximadamente 40 mil visitas. A visitação ao terminal portuário de Paranaguá é gratuita. Quem quiser conhecer o terminal pode se dirigir à sede da Appa, que fica na Av. Ayrton Senna da Silva, 161. As visitas turísticas ao Porto de Paranaguá acontecem aos sábados e domingos, em três horários pela manhã (9h30, 10h30 e 11h30) e três à tarde (14h30, 15h30 e 16h30). Os visitantes devem portar documento de identidade para cadastro. Já às visitas técnicas, acadêmicas ou de escolares, acontecem mediante preenchimento de um  formulário disponível  na página da Appa na internet (www.portosdoparana.pr.gov.br), no link Conheça o Porto. Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado para o e-mail visitas@appa.pr.gov.br, com pelo menos, 48 horas de antecedência da data pretendida para a visitação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone, 41-3420-1200.

ASSCOM APPA
Assessoria de Comunicação – Appa

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.