Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil através de arte e literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega a Paranaguá no mês de março. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.

As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” acontecem em escolas públicas do município nos dias 24, 25 e 28 de março. Os locais e horários estão listados abaixo. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.

ʻPlaneta Água em Cena 4ʼ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Paranaguá conta com patrocínio da Iguá Saneamento. “Sabemos que investir em educação socioambiental é contribuir na construção de uma sociedade mais consciente. Essa formação se torna mais fácil quando o assunto é introduzido desde a infância. Isso porque ao abordar temas relacionados ao consumo consciente, ciclo da água e preservação ambiental com uma linguagem mais leve e lúdica, como o teatro permite, atrai o interesse das crianças e facilita a assimilação da mensagem.

O resultado será um futuro com cidadãos conscientes e mais responsáveis”, afirma o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Sobre a IGUÁ SANEAMENTO: Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende a 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente à Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:
“Planeta Água em Cena 4” em Paranaguá/PR
Datas, horários e locais:
24/03 – 10h00 e 14h00
Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho – Rua Belmiro Sebastião Marques, s/n – Porto Seguro

25/03 -10h00 e 14h00
Escola Municipal Professora Edinéa Marize Marques Garcia – Rua dos Ipês, 330 – Jardim Samambaia

28/03 – 10h00
Escola Municipal do Campo Antônio Fontes – Colônia São Luís

Evento Gratuito

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.