O navio de cruzeiro MSC Musica, com 2.958 passageiros e 1.000 tripulantes, atracou pela primeira vez no Porto de Paranaguá neste sábado (23/12/2023). Durante a manhã, houve a tradicional cerimônia de troca de placas, realizada quando um navio chega pela primeira vez em um porto. Nesta temporada, o Musica passará apenas uma vez pela cidade.

O navio saiu de Buenos Aires, na Argentina; passou por Montevidéu, no Uruguai; e seguiu para Paranaguá. O próximo destino é Ilhabela, em São Paulo; e para o Rio de Janeiro; seguindo depois para a Argentina. O navio tem 293,8 metros de comprimento, 32 metros de largura e 59 metros de altura.

Esta viagem faz parte da temporada 2023/24, que conta com 15 escalas semanais no Porto de Paranaguá. A expectativa é que passem, aproximadamente, 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024, movimentando R$ 1,5 milhão por semana na economia local.

O diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que o cruzeiro é a realização de um sonho antigo dos moradores do litoral do Paraná em busca do crescimento econômico e turístico da cidade. “Aqui temos diversos encantos naturais, como a Ilha do Mel; temos as nossas tradições; e a nossa gastronomia, como o barreado. Então temos muito a apresentar, muito para vender e temos muita alegria em receber todas essas pessoas para expor aquilo que temos de melhor”, enfatizou.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Platin, afirmou que antes da metade da temporada já é possível ver os resultados. “A gente anda pela cidade nos dias de escalas e vê o quanto o comércio tem trabalhado, como essa movimentação tem beneficiado tanto aqui em Paranaguá quanto nas outras cidades do litoral”, comentou.

PORTO SEM PAPEL – Para atender ao grande fluxo de passageiros, a polícia federal também implementou, este ano, uma sistemática que agiliza todo o processo. A MSC encaminha a planilha e a polícia automatiza o processo imigração, que fica pronto 24 horas antes do navio atracar. Modelo este que é referência nacional.

Segundo o delegado de Polícia Federal e chefe da Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, Jean Pierre Leite, a questão da imigração era um ponto de imensa dificuldade. 

“O volume de passageiros e tripulantes do navio do cruzeiro é muito grande. A automatização do sistema agilizou o procedimento de desembarque dos passageiros, porque eles já estão com a imigração feita.  Hoje o processo de imigração no Porto de Paranaguá está sendo replicado em outros portos do Brasil”, explicou.

ORGANIZAÇÃO – O Porto de Paranaguá se organizou para o roteiro dos cruzeiros internacionais com o objetivo de fomentar o turismo do Litoral. Para isso, foram realizados vários testes com navios de menor porte durante a pandemia. Após os bons resultados, o porto iniciou um teste com um navio de grande porte, o MSC Armonia, aportando em novembro de 2022, e que permitiu implementar o sistema de maneira permanente em Paranaguá.

O processo envolveu um trabalho de integração entre a Portos do Paraná, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá para estruturar a recepção dos turistas e tripulantes, garantindo a segurança e a melhor experiência para todos os envolvidos.

O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruza a área portuária até o complexo turístico. Esse modelo já é aplicado nas cidades de Balneário Camboriú, Ilhabela e Itajaí e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.

Os passageiros que já estão no navio e querem descer, podem ingressar em ônibus e vans que seguem até o complexo turístico Mega Rocio, também em Paranaguá. De lá, eles podem escolher os pacotes e destinos para visitação no litoral e arredores. Para retornar ao navio, os passageiros devem estar presentes no mesmo complexo turístico. Quem for embarcar no cruzeiro em Paranaguá também deve se apresentar no complexo turístico.

PROGRAMAÇÃO – Além da parada única do MSC Musica, ocorre semanalmente o desembarque e embarque de passageiros do MSC Lirica. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março.

O navio Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.