Navio de passageiros atraca em ParanaguáO navio Monarch atracou nesta quinta-feira (26/06/2014), no Porto de Paranaguá, trazendo a bordo 568 passageiros chilenos. Afretada pela Royal Caribbean e operada pela  Crucero Mundial SA/ (Pullmantur), a embarcação chegou de madrugada e permanece no Litoral do Paraná até amanhã (27/06), final do dia. Nesses quase dois dias, os 767 tripulantes aproveitam para fazer turismo.

De acordo com a operadora de turismo do navio, apesar do Chile ter avançado na Copa do Mundo da Fifa – aliás, o time joga sábado (28) contra o Brasil, pelas oitavas de final, às 13h, em Belo Horizonte – os passageiros não devem permanecer para o jogo. Segundo a Pullmantur, eles deixam o navio e seguem direto ao aeroporto, de onde devem retornar ao Chile.

Para atender este navio, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) montou um esquema especial, no berço 208, em frente ao Portão Principal do Porto. A área permanece limpa e isolada e o acesso (mediante cadastro prévio) de ônibus e vans foram liberados para pegar os passageiros logo em frente à embarcação.

“Com essa estrutura improvisada ainda damos conta de atender, com o mínimo de conforto e segurança, os passageiros que chegam aqui no Porto de Paranaguá. O que nos alegra é que estamos cada vez mais próximos de termos o nosso terminal de passageiros. Afinal, o projeto arquitetônico ficou pronto esta semana e está disponível para que os interessados se manifestem para parceria com o Estado para execução do empreendimento. Estamos ansiosos para alavancar, ainda mais, o turismo em nossa região”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

A negociação do transporte foi realizada pelas empresas envolvidas na operação, fora da área portuária, como exige a legislação.

Turismo – Da baía paranaense, o navio retorna apenas com os tripulantes para o Caribe, de onde partiu. Os tripulantes que permanecem na embarcação estão, aos poucos, descendo para conhecer a cidade de Paranaguá, a Ilha do Mel, Morretes e Curitiba. Os roteiros foram organizados por uma agência de turismo local.

Esta é a primeira vez que a Fertimport, agência marítima responsável pela operação, atende uma embarcação de passageiros pelo Porto de Paranaguá. Contando passageiros e tripulantes, são 1.335 pessoas a bordo do navio Monarch.

Fonte: APPA.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.