O Termo de Cessão da Estação e Termo de Cooperação Técnica da Fortaleza serão assinados

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará a cessão da Estação Ferroviária para a prefeitura de Paranaguá.

A informação foi confirmada hoje pelo prefeito da cidade, José Baka Filho, que assinará o termo de cessão numa solenidade que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 08, às 11h, na sala de reuniões do Palácio São José, sede da prefeitura de Paranaguá.

O superintendente estadual do Iphan, José La Pastina Filho, estará presente para assinar o termo de cessão.

De acordo com o prefeito Baka, a responsabilidade que as empresas ALL e Serra Verde tinham de recuperar o prédio, não foi executada e o município buscará parceiros para recuperação do prédio histórico.

Na ocasião também será assinado o termo de cooperação técnica da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel. No dia 11 de janeiro, o Iphan, junto com o presidente da Fundação de Cultura de Paranaguá, James Berlim, realizou uma vistoria para levantamento dos serviços de manutenção e conservação da Fortaleza que o Iphan/ Paraná deverá executar ainda neste semestre.

Estação
A estação de Paranaguá foi inaugurada em 1883 juntamente com o curto trecho Morretes-Paranaguá, estendido até Curitiba dois anos depois. Paranaguá venceu a disputa com a cidade de Antonina, também um porto, e que reivindicava a linha até lá.

A estação de Paranaguá recebe trens de passageiros, que vemde Curitiba para apreciar as maravilhosas paisagens da descida da Serra do Mar pelo trem que é um dos poucos do Brasil que ainda atendem passageiros. Mais modesta no início, a estação foi ampliada em 1922 e ganhou as feições atuais.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.