“Essa vitória tem sabor de mel”, afirma beneficiada do Minha Casa, Minha Vida.

Entrega das 384 unidades do programa aconteceu na tarde desta sexta-feira. Foi uma grande festa, que reuniu as famílias contempladas e diversas autoridades locais e do Estado.

Muita emoção marcou a entrega das 384 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, na tarde desta sexta-feira (dia 26), no bairro Parque São João, em Paranaguá. A frase que definiu todo o evento veio de uma das novas moradoras, Geórgia Cristina Souza Nunes: “Essa vitória tem sabor de mel”. E foi assim que as autoridades que discursaram também definiram a conquista desses investimentos de R$ 17,280 milhões, numa área com 18.649 metros quadrados, onde foram construídos os conjuntos Ilha das Palmas e Ilha do Farol.

A cerimônia ocorreu no próprio estacionamento de um dos empreendimentos. Centenas de pessoas foram presenciar a entrega simbólica das chaves para a técnica em enfermagem Jocilene Maria Cândido Abud e à babá Jeane Lemos da Silva. Os beneficiados do programa têm renda de até três salários mínimos. Cada apartamento possui 45 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada condomínio tem salão de festas, playground, guarita e estacionamento.

O prefeito José Baka Filho disse que esta sexta-feira era um dia histórico. “O momento mais sublime de um administrador público é entregar uma obra como essa. O último conjunto entregue em Paranaguá foi em 1991, quando o prefeito era José Vicente Elias, pai do vice-prefeito Fabiano Elias. Hoje estamos rompendo essa barreira”, salientou Baka, que pediu ainda aos novos moradores que não vendam os imóveis, já que “muitos outros parnanguaras gostariam de estar no lugar das pessoas que estão sendo beneficiadas hoje”.

Baka anunciou também a aprovação dos 860 terrenos do loteamento José Baka, no bairro Porto Seguro, que será disponibilizado para construção de mais casas populares em Paranaguá. “Essa é a nossa política habitacional. Com parceria, tudo dá certo”, completou o prefeito.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Fábio Carnelós, lembrou que a criadora do programa Minha Casa, Minha Vida foi a presidenta Dilma Roussef, enquanto estava no cargo de ministra-chefe da Casa Civil, com aval do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eles se sensibilizaram com a situação para acabar com o déficit de moradias para todos os brasileiros”, lembrou. No governo passado foi alcançada a meta de construir 1 milhão de casas pelo programa. Para o atual governo, o objetivo é edificar pelo menos 2 milhões.

O governador em exercício, Flávio Arns, foi representado na solenidade pelo diretor presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, que na oportunidade entregou o edital publicado na imprensa nesta sexta-feira que autoriza a construção de 59 casas no bairro Porto Seguro para famílias que viviam em área de risco na Vila Becker. “Efetivamente, elas serão construídas. Pedi um voto de confiança ao presidente da associação de moradores do bairro e ao prefeito Baka e hoje estamos aqui celebrando essa conquista. Paranaguá terá menos famílias morando em áreas de risco”, comemorou.

A secretária municipal de Urbanismo, Aline Dias, agradeceu o trabalho da equipe da pasta, que foi responsável pelo cadastramento das famílias beneficiadas e pelo trabalho de orientação para organização dos documentos necessários ao financiamento dos imóveis. “Hoje é um dia de festa. Foi um trabalho árduo, difícil, mas com as parcerias que contamos, deu certo. Estamos entregando com emoção para Paranaguá esses empreendimentos. São serviços difíceis, mas políticas públicas importantes, que trazem reconhecimento, por atingir pessoas com deficiência e mulheres chefes de família”, destacou a secretária.

A Câmara Municipal de Paranaguá foi representada pelo vereador José da Costa Leite Júnior. “Noto no semblante das pessoas que estão aqui a felicidade. Este é um exemplo da administração municipal, estadual e federal pensando no bem comum”, destacou o parlamentar, que também estava acompanhado de outros dois vereadores: Edson Augusto da Silva Júnior (Neco) e João Mendes Filho. Já o deputado estadual Rasca Rodrigues destacou que fazia questão de participar da cerimônia para “bater palmas para as conquistas, prestigiando a consolidação de um sonho”.

VIDA NOVA

A técnica em enfermagem Jocilene Maria Cândido Abud morava há 5 anos de aluguel com dois filhos no Jardim Iguaçu. Não vê a hora de morar no apartamento novo. “É uma vida nova. A realização de um sonho”, afirmou. Já a babá Jeane Lemos da Silva, morava numa casa em condições precárias, que pegou fogo. Hoje, está morando de favor. “Eu e meu filho estamos muito felizes. Vou pagar só R$ 105 por mês, uma prestação que cabe no bolso da gente”, relatou. A entrega das chaves para as famílias será nos dias 29 e 30 (segunda e terça-feira). Em seguida, será definido o cronograma para que possa ser realizada a mudança para os conjuntos.

Fotos: Osvaldo Capetta e Cleverson Ferreira

Data: 26/08/2011Jornalista: Osvaldo Capetta e Thais Coldibelli
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.