Alunos estudam diversas espécies de árvores durante programação voltada ao Dia do Meio Ambiente.

  • Ação faz parte do programa Comunidade Educativa, organizado pela Fundação Bunge e focado na melhoria da escrita e leitura.

  • Tema, em 2011, é a “Relação do Homem com a comunidade e sua cultura” e usa as espécies como instrumento de aprendizado.

  • No Paraná, quatro locais parceiros do programa participam das atividades, com plantio de árvores e orientação de como cuidá-las.

Crianças de nove estados brasileiros passarão quase todo o mês de junho aprendendo sobre a importância da Bananeira, Pitangueira, Goiabeira, Jabuticabeira e muitas outras espécies, nas suas vidas. A Fundação Bunge preparou uma extensa programação com atividades culturais, plantio de mudas e palestras, demonstrando a influência social, econômica, cultural e ambiental das árvores e seus frutos nas comunidades a que pertencem.

Esta é uma das iniciativas do Programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, que, neste ano, utiliza o conhecimento integrado sobre as espécies como ferramenta de trabalho em sala de aula. A proposta é melhorar a qualidade de escrita e da leitura dos estudantes das escolas parceiras do projeto, em 13 localidades em nove estados. Esta estratégia utiliza ainda o trabalho voluntário e a formação de educadores. O tema do programa marca também Ano Internacional das Florestas, em 2011.

No ano passado, o programa elevou em 20%, em média, a qualidade de escrita e leitura destes estudantes, com o tema “Memória da Água”. A estratégia metodológica é selecionar um assunto atrelado aos pilares do modelo de Escola Sustentável. Criado há nove anos, ele conta com o trabalho voluntário de 400 funcionários da Bunge. Nesta ação, estes voluntários, engenheiros, técnicos e profissionais administrativos se transformarão em contadores de história, monitores, palestrantes, para transmitir conhecimento de forma lúdica aos alunos. A programação utilizará ainda recursos audiovisuais, oficinas de arte e exposições.

As atividades acontecerão em todas as escolas atendidas pelo programa, durante o mês de junho. Em algumas delas, as atividades se diferenciam, conforme a espécie estudada. Em Paranaguá/PR, por exemplo, uma oficina de artesanato vai ensinar a manipular a fibra da banana, ensinando a produção de chapéus, chinelos, bolsas e tapetes.  Em Rondonópolis/MT, a programação prevê a organização e inauguração de um jardim. Em São Paulo, acontecerão plantios de Jabuticabeiras e Pitangueiras e exibição do documentário “Pé de Que”, com a atriz e apresentadora Regina Casé, sobre a Pitanga. Os alunos receberão orientações de um agrônomo da Bunge, sobre os principais cuidados com as árvores.

Local: Escola Municipal Iná Xavier Zacharias
Data: 16 de junho
Árvore escolhida: Bananeira
Atividades:
*Apresentação teatral preparada pelos voluntários (com base nas oficinas do 5º Encontro Nacional de Voluntários):
*Contos Saborosos – teatro sobre árvores da floresta;
*Contos Cheirosos – dança e expressão corporal;
*Contos em tecidos – atividades circenses;
*Contos Cantados – atividades lúdicas e musicais;
*Contos Visuais – construção de bonecos. 

Local: Escola Municipal Eloína Loyola de Camargo Viana
Árvore escolhida: Bananeira
Atividades:
*Apresentação teatral preparada pelos voluntários (com base nas oficinas do 5º Encontro Nacional de Voluntários):
*Contos Saborosos – teatro sobre árvores da floresta;
*Contos Cheirosos – dança e expressão corporal;
*Contos em tecidos – atividades circenses;
*Contos Cantados – atividades lúdicas e musicais;
*Contos Visuais – construção de bonecos.

Sobre a Fundação Bunge:

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro. As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).

Fundação Bunge. Alimentar Ideias é Sustentar o Mundo.

Informações para a Imprensa:

CDN Comunicação Corporativa

Paulo Ricardo Ritta / Marisol Morão

(11) 3643 2790 / 3643 2789

pauloricardo.ritta@cdn.com.br / marisol.morao@cdn.com.br

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.