Milhares de romeiros vieram em caravana de vários cantos do Paraná e de estados vizinhos. Alguns viajaram a noite toda para estarem na festa. Prefeitura deu suporte ao evento, com profissionais de diversas secretarias municipais.

A missa campal em homenagem a Nossa Senhora do Rocio reuniu milhares de fiéis na Praça da Fé, em Paranaguá, às 10h da manhã deste domingo (15/11/2015). A garoa fina e a temperatura na casa de 20 graus centígrados não impediram os devotos da Padroeira do Paraná de assistir à celebração e aproveitar outros atrativos da festa, iniciada em 1.º de novembro.

A programação para a tarde é a tradicional procissão festiva com a imagem da Santa, saindo do Rocio até a Catedral Diocesana, no Centro Histórico de Paranaguá, às 16h. Em 2015, a caminhada de fé completa 202 anos. Diversas homenagens são realizadas durante o percurso de cerca de 3 quilômetros.

A missa campal foi celebrada pelo administrador apostólico da diocese de Paranaguá e bispo de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach. Padres, bispos, diáconos e seminaristas de várias dioceses do Paraná e de estados vizinhos estavam presentes à celebração, que durou mais de duas horas. Diversas homenagens à Santa foram realizadas.

Em sua saudação inicial Dom Francisco lembrou que a devoção a Nossa Senhora do Rocio “significa que queremos tê-la como exemplo”. “Peça à mãe que o filho (Jesus) atende”. O tema da missa campal foi a paz. “Sobre a paz que se constrói dentro de nós, nos aceitando como somos, pois somos a vontade de Deus. Paz é sempre algo a ser construído. Somos construtores da paz”, salientou o líder religioso.

Tradicionalmente a Prefeitura de Paranaguá é uma parceira efetiva da Festa de Nossa Senhora do Rocio. O apoio se dá por meio da estrutura necessária para que o evento obtenha o máximo sucesso, de acordo com o prefeito Edison Kersten. “Fazemos questão de dar todo o apoio necessário, pois sabemos que a festa demonstra a fé pela Padroeira do Paraná e acaba rendendo divisas para o turismo de nossa cidade”, destacou o prefeito.

Diversas secretarias municipais estão envolvidas diretamente no evento. Na manhã deste domingo os fiéis puderam aferir pressão numa barraca instalada em frente à igreja. O espaço tinha auxiliares de enfermagem e também ambulâncias à disposição dos fiéis, caso fosse necessário.

Dezenas de guardas civis municipais estavam no evento, auxiliando o trânsito, que estava bastante complicado, tendo em vista que centenas de ônibus e vans e milhares de carros com romeiros que precisavam estacionar na região, e também outras autoridades de segurança.

Outros serviços oferecidos durante a festa foram realizados por equipes da Prefeitura por fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Vigilância Sanitária. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente garantiram a limpeza de todo o espaço utilizado na festa e instalaram lixeiras.

500 QUILÔMETROS
Romeiros de diversos cantos do Paraná e de estados vizinhos estavam presentes à missa. A guia turística Vanderléia Aparecida Machado Carneiro Bueno, de Piraí do Sul, no norte do Paraná, viajou com o marido, dois filhos, um deles cadeirante, e os pais, por 500 quilômetros, para participar da festa. Ela organiza romarias para o Santuário do Rocio há oito anos e desta vez foi responsável por um grupo de 46 fiéis.

“Saímos 1h da madrugada de Piraí do Sul. Viajamos a noite toda e chegamos aqui por volta de 9h da manhã. Foram 500 quilômetros. Gosto muito da Festa do Rocio e quero continuar fazendo essas romarias, pois a Padroeira do Paraná nos enche de bênçãos”, relatou a guia turística, que organiza também viagens para Aparecida do Norte, em São Paulo, e para outros estados, como Goiás e Santa Catarina.

A aposentada Leonice Ferreira de Barros, de 72 anos, que mora no bairro Cajuru, em Curitiba, também foi outra devota que veio a Paranaguá acompanhar a missa campal. Ela estava acompanhada da filha, Ivone, de 56, de um neto e de uma bisneta. “Essa festa é maravilhosa. A missa campal é emocionante. Essa é a segunda vez que eu venho e quero continuar vindo enquanto puder”, declarou a idosa, que aproveitou para fazer um passeio de barco pela região do porto com a família.

O casal de idosos Pedro e Iracema Zublinski, de 78 e 72 anos, do bairro Mundo Novo, em Curitiba, respectivamente, faz questão de participar da festa há cerca de 20. A devoção pela santa Padroeira do Paraná é antiga. “Recebemos muitos graças e fazemos questão de vir agradecer aqui, no Santuário dela”, conta a devota. Ele lembra das transformações do espaço. “Quando a gente começou a vir nem existia essa praça. Era o mar, bem em frente à igreja”, recorda o idoso.

Fonte: Bem Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.