A Rocha Terminais Portuários e Logística conta com a área de Responsabilidade Social desde 2023, com uma atuação de apoio a projetos sociais de forma filantrópica, como doações e financiamentos em projetos diversos.
A partir de 2024 a mudança na estratégia da área viabilizou uma nova fase, com o início de um diagnóstico e mapeamento social dos territórios nos quais a empresa está inserida, com o objetivo de identificar as necessidades dos municípios e formular uma atuação social estratégica.
Foi fornecido subsídio a iniciativas e projetos nos municípios de atuação da Rocha, com objetivos mais alinhados à estratégia da empresa. Trazendo os resultados dos estudos para linhas práticas, 2025 torna-se um marco para a área de responsabilidade social, com desempenho articulado com o impacto social do negócio.
“Responsabilidade social faz parte do jeito que operamos e construímos valor nos territórios onde atuamos, porque é parte fundamental do negócio. Mais do que um compromisso, a responsabilidade social na Rocha é um pilar para construir um futuro mais justo e transformador”, afirma Maria Elvira Leme Sogayar Scapol, diretora de Gente e Cultura da Rocha Terminais Portuários e Logística.
Para marcar esse novo movimento, a empresa lançou recentemente o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e financiou uma ação educativa robusta: o patrocínio ao projeto Expedição Planeta, que entre os dias 4 e 18 de junho levará arte, tecnologia e consciência ambiental a sete escolas públicas municipais de Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR).
“Iniciativas como estas representam mais do que ações pontuais – elas simbolizam o novo caminho que temos trilhado na área de responsabilidade socioambiental”, complementa a executiva.
Relatório de Sustentabilidade 2024
A Rocha Terminais Portuários divulgou recentemente o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, a fim de mostrar a transparência na condução das ações referentes às suas unidades de negócios, considerando aspectos ambientais, econômicos, sociais e de governança. O documento destaca os valores e o compromisso de uma empresa com mais de 160 anos de história, pautada pela ética, integridade, cultura de responsabilidade socioambiental, respeito e conformidade com as normas legais.
A publicação enfatiza a promoção de uma cultura de alta performance, com o objetivo de garantir excelência operacional, a condução da agenda ESG e resultados consistentes. Foi elaborada com base nas Normas da Global Reporting Initiative (GRI), referência internacional em relato de sustentabilidade, e considera os indicadores selecionados de acordo com a matriz de materialidade e o escopo do negócio.
Entre os destaques estão:
* Aperfeiçoamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL);
* Aquisição do guindaste móvel Liebherr LHM 550, em Rio Grande (RS), um dos modelos mais modernos e eficientes do mercado;
* Conclusão das obras do AZ Brascargo, em Paranaguá;
* Início da construção de três silos e o terminal de grãos com acesso direto ao Cais Oeste do Granel de Exportação (Gexpo), em Paranaguá;
* Lançamento da Política de Consequências e da Política de Anticorrupção;
* Desenvolvimento do plano de investimento social para Rio Grande;
* Recebimento do Reconhecimento Anual da Childhood Brasil, destinado às empresas comprometidas com o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.
Acesse o arquivo completo neste link: https://www.rochalog.com.br/wp-content/uploads/2025/05/RochaTerminais_Relatorio_Sustentabilidade_2024.pdf
Expedição Planeta
Voltado a estudantes de 8 a 16 anos, o circuito imersivo conta com estrutura para atender até 300 alunos por escola e inclui três estações temáticas: planetário digital, oficinas de fotografia e jogos colaborativos em tabuleiro gigante. Todo o conteúdo é gratuito e viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O conteúdo pedagógico foi desenvolvido exclusivamente para esta edição, com curadoria do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), e a proposta foi pensada como uma experiência inclusiva, com linguagem acessível, infraestrutura adequada e atividades que respeitam os diferentes perfis e necessidades dos estudantes.
A edição no Sul do país prevê dez dias de programação, mais de 800 horas de atividades educativas e expectativa de beneficiar até 3 mil estudantes da rede pública nas cidades nas quais a Rocha atua:
Paranaguá (PR)
• Escola Professora Eva Tereza Amarante Cavani (16/06)
• Escola Sully da Rosa Vilarinho (atividades realizadas na Escola Cavani) – (17/06)
• Escola José de Anchieta (18/06)
Rio Grande (RS)
• EMEF Admar Corrêa (04/06),
• EMEF Helena Small (05 e 06/06)
São Francisco do Sul (SC)
• Escola Municipal Ida Beatriz (10 e 11/06)
• Escola Municipal Dr. Rogério Zattar (12 e 13/06)
Rocha Terminais Portuários e Logística
Com mais de 160 anos de história, a Rocha é uma das principais empresas brasileiras no setor de logística portuária e retroportuária. Atua nos portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS), oferecendo soluções integradas para movimentação e armazenagem de graneis sólidos e líquidos, celulose, produtos siderúrgicos, cargas de projeto e cargas gerais. Reconhecida pelo compromisso com a ética, eficiência e sustentabilidade, a empresa investe continuamente em inovação, segurança e desenvolvimento de pessoas, reforçando sua presença em regiões estratégicas do país. A partir da conquista do leilão sobre o Porto de Santana, no Amapá (AP), em dezembro de 2024, a Rocha dá um passo importante para sua expansão na região Norte do país.
Confira o relatório completo aqui.
Fonte: Divulgação.