Oito anos após interrupção do escoamento de soja do Paraguai pelo terminal paranaense, acontece a primeira operação de exportação de 20 mil toneladas do produto com destino a Israel.

Esta atracado no Porto de Paranaguá o navio que levará 20 mil toneladas de soja proveniente do Paraguai. Há pelo menos oito anos o Porto não escoava grãos do país vizinho por conta de dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios.

Das 48 mil toneladas de soja que o navio Angelo Della Gatta Uno transportará, 20 mil são provenientes do Paraguai. O destino da mercadoria é o porto de Israel.

“A retomada das exportações de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá marcam a mudança que estamos estabelecendo no nosso porto. Mais diálogo, profissionalismo e vantagens para atrair clientes e movimentar a economia do nosso estado”, afirmou o governador Beto Richa.

De janeiro até agora, o Porto de Paranaguá já exportou 5,27 milhões toneladas de soja. O volume é 9% superior ao registrado no mesmo período de 2010. Considerando a exportação de todos os granéis sólidos, o aumento registrado é de 2% no comparativo com o ano anterior, somando 12,63 milhões de toneladas de produtos.

“Todo o trabalho que temos realizado à frente da administração dos portos de Paranaguá e Antonina é focado na busca de aumentar a movimentação e eficiência dos nossos terminais. Os números tem mostrado que estamos atingindo este objetivo”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

Esforços – Desde o início do ano, o Governo do Paraná tem trabalhado para trazer de volta a carga de soja do Paraguai. Com a proibição do escoamento de soja transgênica pelo Porto nos anos passados, os exportadores paraguaios deixaram de usar o Porto de Paranaguá. O país, que antes tinha o Porto quase que a alternativa exclusiva de escoamento da safra, em oito anos desenvolveu diversos mecanismos para exportar seus produtos, passando de um para oito portos fluviais neste período.

O próximo embarque de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá está previsto para ser realizado na primeira semana de setembro. A previsão é que, até o final de 2011, sejam escoadas por Paranaguá 100 mil toneladas de soja proveniente do Paraguai. Nos próximos anos, estima-se que seja possível exportar pelo porto até um milhão de toneladas de soja paraguaia.

ASSCOM APPA
Assessoria de Comunicação – Appa

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.