Porto de Paranaguá retoma distribuição de leite de soja para instituições carentes.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa, participou da cerimônia que marcou o reinício da distribuição do leite. Há dois anos o projeto estava parado.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa, participou nesta terça-feira (16) do lançamento da distribuição do leite de soja produzido pelo projeto Usina de Leite, do Porto de Paranaguá.  O projeto integra o programa Porto Solidário e vai atender 15 instituições de Paranaguá, entre creches, centros educacionais, asilos e associações carentes. Semanalmente, três mil saquinhos de leite serão distribuídos para as entidades cadastradas.

Fernanda visitou as instalações da Usina de Leite e conferiu como acontece a produção do produto. Depois disso, a secretária participou de uma solenidade que contou com a participação de representantes das entidades beneficiadas pelo projeto, líderes comunitários e membros da sociedade civil. Crianças do Centro de Educação São Vicente de Paulo, uma das instituições que recebem o leite enriquecido, cantaram o Hino de Paranaguá durante a cerimônia, realizada na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

“Este projeto já existia, mas estava parado há dois anos. Nós estamos recuperando por saber que é um projeto importantíssimo para a criança e para o idoso. Estamos começando de maneira pequena, mas o projeto tem potencial para crescer. Vamos buscar mais uma máquina para ampliar a produção e atender não só Paranaguá mas também as ilhas e outras regiões. Soma-se a este projeto o programa Leite das Crianças que atende o resto do litoral ”, afirmou Fernanda.

O superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, ressaltou o compromisso da administração dos portos em contribuir com a comunidade parnanguara. “Para nós é muito importante retomar este projeto que tanto bem faz à comunidade que recebe o leite. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais a produção e beneficiar ainda mais pessoas”, disse.

Há dois anos o projeto de produção de leite de soja estava parado. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, em sua primeira visita ao Porto no início deste ano, determinou que o projeto fosse retomado. A Appa retomou contato com antigos parceiros e viabilizou o reinício da produção do leite.

Nutrição – Cada pacote de 250 ml de leite de soja produzido pela Usina é responsável pela reposição de 30% das necessidades diárias de proteína de crianças e adultos, auxiliando na prevenção de doenças e combatendo a desnutrição.

A meta da Appa é modernizar os equipamentos da Usina e, com isso, até triplicar a produção do leite. Fora isso, o programa tem como meta transformar o resíduo final da produção do leite em farinha (tipo multi-mistura). De acordo com Gizele Abilhoa, coordenadora da Usina de Leite, foram desenvolvidas diversas receitas para o uso da farinha elaborada a partir do resíduo da produção de leite. “Desenvolvemos bolos, biscoitos, tortas e patês que podem ser feitos com esta farinha”, afirma. Numa segunda fase do projeto, as entidades que já recebem o leite de soja participarão de oficinas de preparação de alimentos, para poderem utilizar o ingrediente em suas respectivas entidades.

A matéria prima para o leite é doada por empresas parceiras. O projeto é apoiado pela Pasa, Sal Diana, Tibagi, Marcon, Grano e ALL.

FOTOS EM: www.portosdoparana.pr.gov.br
ASSCOM APPA
Assessoria de Comunicação – Appa

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.