Porto de Paranaguá recebe navio mais largo de sua história.

Com 299m de comprimento e 45,20 metros de largura, o Maersk Lirquen é o navio de maior boca a atracar em Paranaguá. Ele integra uma nova linha de navios do armador holandês Maersk Line que está começando a operar no Brasil.

O Porto de Paranaguá recebe nesta sexta-feira (01/07/2011) o navio de contêineres Maersk Lirquen. Trata-se do navio com maior boca (largura) a atracar no Porto e com capacidade para 7410 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés).

De acordo com a gerente de trade e marketing da Maersk no Brasil, Anna Mendes, esta é a primeira viagem do navio em portos brasileiros. “Este navio integra uma nova classe, a Sammax, composta por 16 navios com até 20% a mais de capacidade e que possuem uma característica especial: são mais largos e menos profundos, adaptados para operar nos portos brasileiros”, disse. No entanto, em função de suas proporções, o Maersk Lirquen atraca apenas em Paranaguá, Santos, Sepetiba, Itapoá e Suape. Ele atende a linha da Ásia e a costa leste da América do Sul, passando pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Em Paranaguá, o navio fará escalas semanais e nesta primeira operação, foram carregados 2000 TEUs.

O Maersk Lirquen faz parte da nova série de porta-contêineres de grande porte que estão sendo implantados pela Maersk Line. Até o final do ano, a empresa presente substituir os navios que operam hoje no serviço ASAS, realizado em parceria com a Hamburg Süd. São navios da classe Sammax, sendo seis deles da Maersk e outros seis da Hamburg Süd.

Em novembro do ano passado, o Porto de Paranaguá recebeu o navio Santa Clara, da Hamburg Süd e que integra a classe Sammax. Foi o maior navio porta-contêineres que já atracou na América do Sul e o maior a atracar em Paranaguá.  O Santa Clara tem 299 metros de comprimento, 43 metros de largura e pode transportar até 7.154 TEU’s. Já o Maersk Lirquen também tem 299 metros de comprimento, mas possui 45,20 metros de largura, com capacidade para 7410 contêineres.

FOTOS EM: www.portosdoparana.pr.gov.br
Siga-nos no twitter: @portosPR
Confira nosso perfil no Facebook

ASSCOM APPA
Assessoria de Comunicação – Appa

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.