A já tradicional Festa da Tainha que está na sua 26º edição este ano, ganha mais um título, a de primeira Festa Nacional da Tainha e começa no dia 22 de Junho com diversas atrações e novidades.

Começa na próxima semana, dia 22, a partir das 19 horas, na Praça de eventos 29 de Julho, a 26º Festa da Tainha, 34º Festa do Pescador e 3º Feira Regional da Tainha e este ano a 1º Festa Nacional da Tainha.

Segundo o presidente da Fundação de Turismo, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira, devido ao grande sucesso da festa no último ano, foi feito um contato com o Ministério da Pesca com a ajuda da Secretária Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento o que concedeu a Paranaguá a oportunidade de realizar a 1º Festa Nacional da Tainha. “Nenhum outro município em suas festas regionais conseguiu números tão representativos como Paranaguá e isso nos proporcionou realizar a 1º festa nacional”, declarou Luiz.

Shows com artistas nacionais também fazem parte das atrações da festa. No dia 24 a partir das 21 horas a banda de reggae Chimarruts sobe aos palcos, no dia 02 de Julho é vez de Margareth Menezes trazer sua música afropop brasileira a Paranaguá e para encerrar os shows no dia 09 de Julho a banda Bonde do Forró marcará presença na cidade.

Durante os dezoito dias de festa serão servidos diversos pratos saborosos feitos pelas comunidades pesqueiras do litoral com frutos do mar, e peixes sendo que o principal é a tainha recheada. Este ano são esperadas mais de 120 mil pessoas para o evento. A Festa da Tainha é uma realização da Prefeitura de Paranaguá através das Secretarias de Agricultura Pesca e Abastecimento, Fundação Municipal de Turismo e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.

O secretário de Agricultura Pesca e Abastecimento, Adilson Soares Zella, também convida a todos para que venham participar da Festa. “É um prazer recebermos os turistas aqui para nossa festa, a expectativa é grande e estamos trabalhando para que tudo ocorra sempre da melhor maneira”.

CONCURSO CULINÁRIO

Durante a Festa deste ano, entre os dias 06 a 08 de Julho, também irá acontecer o 1º Concurso Culinário – “A melhor receita da Tainha do Litoral do Paraná”, que tem o objetivo valorizar a gastronomia local e incentivar a criação de receitas utilizando a tainha.

Uma comissão julgadora irá avaliar e selecionar 15 receitas que serão preparadas ao vivo entre os dias 06 e 08 durante a festa. O resultado acontece no dia 10 de Julho as 20 horas e as três melhores receitas serão premiadas com valores em dinheiro e um curso de uma semana na escola de culinária “Mediterrâneo”.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 28 deste mês às 18 horas na sede da Fundação Municipal de Turismo, que fica na Av. Arthur de Abreu,44, Centro.

Data: 13/06/2011
Jornalista: Thaís Coldibelli Teixeir

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.