Madeira que se acumulou ao longo dos rios Jacarei e Miranda começou a ser retirada e vai ser vendida. O dinheiro vai para o Provopar.

A grande quantidade de árvores que se acumulou ao longo das margens dos rios Jacareí e Miranda, no Litoral paranaense, em razão das fortes chuvas ocorridas em março, começou a retirada esta semana. A madeira será revendida para produção de energia e para marcenarias. O dinheiro vai para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

A estimativa é que seja arrecadado cerca de R$ 1,2 milhão, que será usado para atender emergencialmente 200 famílias que viviam nas áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos de terra nos municípios de Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba.

O trabalho de retirada da madeira deve durar três meses. O trabalho será concentrado em três áreas principais, ao longo do leito de rios, que são de terras públicas e foram demarcadas pela Defesa Civil, por haver risco de novos acidentes. É o caso da região denominada Floresta, na altura do quilômetro 18 da BR-277, em Morretes.

Nas áreas particulares, os proprietários podem usar a madeira para consumo próprio, mas estão impedidos de vender.

13/06/2011 | 20:08 |

Fonte: Gazeta do Povo

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.