Capitania dos Portos realiza cerimônia pela vitória na Batalha do Riachuelo.

Prefeito Baka e o vice-prefeito Fabiano Elias participaram da cerimônia cívico-militar, na sede da Capitania dos Portos, na manhã desta quinta-feira. Na oportunidade também foram lidas correspondências do comandante da Marinha do Brasil e da presidenta da República, Dilma Rousseff..

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou na manhã desta quinta-feira (9) cerimônia cívico-militar em comemoração à vitória na Batalha Naval do Riachuelo, a Data Magna da Marinha do Brasil, que ocorreu em 11 de junho de 1865. O evento contou com a participação do prefeito José Baka Filho e do vice-prefeito Fabiano Vicente Elias, que assim como outros diversos convidados e membros do Escoteiros do Mar, foram recepcionados pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, Capitão dos Portos do Paraná.

Baka destacou a importância da Batalha Naval do Riachuelo para o Brasil, o que possibilitou um desfecho favorável ao país na Guerra da Tríplice Aliança. “Não poderia deixar de atender ao convite do capitão dos Portos para comemorar essa importante vitória do Brasil. Aproveito também para homenagear os marinheiros que até hoje realizam um importante serviço ao país, o de proteger nossas costas marítimas dos que tentarem se aproveitar de nossas riquezas ou tenham intenção de praticar algo ilegal”, declarou o prefeito.

Durante o evento houve entrega de medalhas para membros da Marinha do Brasil que atuam em Paranaguá. Rabello lembrou de outras atividades realizadas durante a semana alusiva à data, com a participação de estudantes de escolas da cidade. “Isso contribui para o incremento da atividade marítima e serve de estímulo para os jovens, que podem ingressar na carreira da Marinha, que com certeza é cheia de conquistas”, afirmou o capitão dos Portos, que em seguida citou alguns projetos para melhor servir a comunidade local.

Uma carta do Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil, foi lida durante o evento. Outro documento também repercutido na cerimônia foi o da presidenta da República, Dilma Roussef. “Reverenciar, neste dia, a Data Magna dessa Arma é enaltecer as qualidades mais nobres do povo brasileiro. As lições heróicas do passado servem de inspiração para a execução, no presente, das muitas responsabilidades da nossa Marinha”, afirmou a representante do povo brasileiro na correspondência.

Data: 09/06/2011
Jornalista: Osvaldo Capetta

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.