TUDO DE COR: Fachadas de prédios históricos começam a ser restauradas na próxima semana.

Previsão é que limpeza das fachadas, com regularização das paredes, ocorra a partir de quarta-feira, se não houver nenhum contratempo. Aplicação da tinta será iniciada no dia 10 de junho, com pintores especializados. Previsão é que inauguração ocorra durante festejos de 363 anos de Paranaguá.

O principal cartão postal de Paranaguá ganhará uma nova roupagem muito em breve. Será iniciada na rua General Carneiro, também conhecida na cidade como Rua da Praia, na próxima semana, a limpeza das fachadas e regularização das paredes. Este é o primeiro passo do projeto de âmbito nacional Tudo de Cor, que a empresa Tintas Coral – Akzo Nobel está desenvolvendo na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. Até agora, dos 33 proprietários de imóveis históricos beneficiados, apenas 9 não aderiram, mas a expectativa é que eles também façam parte. Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria Municipal de Urbanismo, continuam o trabalho de conscientização.

Conforme a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcia Rocha Loures Jamnik, a programação do projeto Tudo de Cor deve começar na próxima semana, com limpeza das fachadas e regularização das paredes. A empresa Tintas Coral dará treinamento aos pintores que vão trabalhar e para cerca de 20 aprendizes, escolhidos pela Secretaria Municipal de Ação Social, com idade entre 16 e 18 anos, por meio de oficina no dia 10 de junho. “Eles estarão aptos para aplicação do fundo preparador (tinta especial e depois virá a aplicação) e da tinta a partir desta data. Esta tinta é a linha de melhor qualidade existente da marca Coral. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em julho, já que inauguração vai ocorrer nos festejos de 363 anos de Paranaguá”, afirmou a secretária.

A mão-de-obra será paga pelos proprietários dos imóveis que aderiram, com custo máximo de R$ 10,00 o metro quadrado pintado, dependendo do estado de conservação da fachada. A Tintas Coral vai doar cerca de 3.600 litros de tinta, para pintar um total estimado de 8.230 metros quadrados de fachadas.

“O ganho turístico será enorme para Paranaguá, com a pintura dos prédios históricos da Rua da Praia”, comemora o prefeito José Baka Filho, que também está empenhado em convencer os proprietários de imóveis a aderirem ao projeto, que está sendo desenvolvido em Paranaguá graças ao empenho da empresa Litoral Tintas e da arquitera Rita Nanami Abe, funcionária da Prefeitura de Paranaguá, que inscreveram a cidade no projeto. Além do conjunto de imóveis da rua General Carneiro, outros prédios também serão beneficiados com pintura nova: Palácio Visconde de Nácar, Casa Elfrida Lobo, Cine Teatro Rachel Costa, Alfândega (prédio da Receita Federal), Asilo São Vicente de Paulo e Clube Republicano de Paranaguá.

“Temos um conjunto histórico tombado em nível federal e a importância já foi reconhecida. É a primeira vez que teremos a oportunidade de pintar esse conjunto ao mesmo tempo. A Rua da Praia vai ficar muito bonita, valorizando ainda mais a arquitetura original”, continua a secretária de Planejamento. Outros investimentos já foram feitos na região do Centro Histórico, como as melhorias na iluminação pública. O Plano de Mobilidade e o aterramento da fiação elétrica, cujo projeto já foi previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, é outra iniciativa que deve embelezar ainda mais a região. Está em andamento o Programa de despoluição visual, iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que inclui também conscientização dos proprietários.

PRÉDIOS JÁ RESTAURADOS

Na Rua da Praia está o Mercado do Café, que não fará parte do projeto Tudo de Cor porque passará por restauração completa em breve. A licitação para contratação da empresa para realizar o trabalho acontecerá em 10 de junho e os recursos são do Ministério do Turismo, com contrapartida financeira da Prefeitura. Outro prédio que não será beneficiado é o Mercado do Artesanato, restaurado recentemente pelo Iphan. O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), com sua arquitetura do século XVIII, não participará do projeto, por ter sido restaurado completamente.

HISTÓRIA DA RUA DA PRAIA

A Rua da Praia é testemunha do início da civilização paranaense. Conforme relatado no livro Aspectos Históricos de Paranaguá, do professor Waldomiro Ferreira de Freitas, após permanecerem entre as décadas de 1550 e 1560 na Ilha da Cotinga, portugueses que vieram de São Vicente e Cananéia para desbravar o litoral paranaense, liderados por Domingos Peneda, conseguiram se socializar com índios nativos carijós, que dominavam toda a faixa esquerda do rio Taquaré, atualmente chamado de Rio Itiberê. Com isso, passaram a povoar o continente. Ao longo das décadas seguintes começaram a ser construídos os sobrados que hoje retratam as linhas e formas da colonização portuguesa e são as principais riquezas históricas da cidade.

Data: 27/05/2011
Jornalista: Osvaldo Capetta

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.