O prefeito de Paranaguá, no litoral do Paraná, Edison Kersten, decretou estado de emergência para evitar a possibilidade de uma epidemia de dengue na cidade. Conforme a Secretaria da Saúde de Paranaguá, são 150 casos autócnes, quando a doença é contraída dentro do município, confirmados no município. A situação é considerada epidêmica quando os casos chegam a 300. O decreto foi publicado no Diário Oficial na segunda-feira (23/11/2015).

Com a medida de emergência, os agentes de saúde ficam autorizados a entrar nas casas para fazer a fiscalização mesmo sem autorização dos proprietários. A intenção da prefeitura é fazer um mutirão para eliminar qualquer possibilidade de proliferação do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti.

 Para ajudar nas ações de controle, a prefeitura criou um banco de voluntários e disponibilizou os materiais para realizar o trabalho como sacos de lixo e sacolas. Os interessados podem se inscrever no site da Prefeitura de Paranaguá.

Em todo o Paraná, conforme o último boletim da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), no início de novembro, são 34.590 casos autóctones e 19.959 casos importados, quando a doença é contraída fora do município. Dos 399 municípios do estado, 309 possuem casos confirmados da doença. Ao todo, 25 pessoas já morreram por causa da dengue no estado.

Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, no corpo e nos olhos e cansaço. Confira as orientações para prevenir a doença, evitando a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

– Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação.
– Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos.
– Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo.
– Mantenha a caixa d’água bem tampada.
– Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia.
– Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta.
– A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Fonte: G1 Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.