O Comitê Municipal da dengue tem nova reunião e traçou novos planos para combater a doença e evitar novos focos do mosquito. Participaram da reunião na tarde desta quinta-feira na sala de reuniões da prefeitura de Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância Sanitária, APPA, 1ª Regional de Saúde, Mitra Diocesana, Cagepar, Capitania dos Portos do Paraná, entre outros.

Segundo dados atualizados, já somam 69 casos de pessoas que contraíram a doença em Paranagua, que são chamados de casos autóctones, contraídos na cidade, outros de pessoas de fora, e o setor de epidemiologia ainda aguarda resultado de novos 15 exames que estão no Laboratório Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná). Segundo a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde Tayana Galvão, os números são altos e o combate ao foco do mosquito deve ser multiplicado. “Estamos nos reunindo para que possamos unir forças e multiplicar a informação em toda a cidade e precisamos de mais pessoal para nos dar este apoio ao combate contra a dengue”.

O Comitê enfatizou a importância da união de representantes de empresas da área portuária, assim como estudantes, atuando com grande número de propagadores de informação, desta forma o combate a dengue será ainda mais eficaz.

O coordenador da Sala de Situação da Dengue da Secretaria de Estado de Saúde Ronaldo Trevisan também participou da reunião e deu dicas muito importantes sobre como eliminar os focos. Ronaldo tem percorrido o estado levando informações sobre o combate a dengue. “Mobilizar o maior número de pessoas para ir aos bairros é fundamental, escolas, empresas, desta forma, um vai passando para o outro de uma forma muito rápida”, enfatizou.

O coordenador explicou que a dificuldade ainda é fazer com que as pessoas entendam que água parada sempre é local propício para o mosquito e devem deixar o quintal de casa limpo, sem pneus e entulhos.

Segundo Gerson França, diretor da Secretaria de Meio Ambiente, os mutirões realizados pela cidade já retiraram mais de vinte caminhões de entulhos. “Podemos garantir que hoje na cidade, praticamente já não há mais entulhos nas esquinas e calçadas e que temos percorrido o município para eliminar locais que possam ter o foco da dengue”.

Felipe Zacharias, representando os Portos do Paraná afirmou que reunirá funcionários para explicar a necessidade de propagar as maneiras para a população eliminar possíveis focos. “Vamos reunir os funcionários para eles possam saber mais sobre a prevenção e desta forma, levar informações para os familiares e vizinhos”.

Outra medida importante que foi acolhida por todos os membros foi utilizar também os estudantes para fazer o mutirão porta a porta pelos bairros, não apenas das escolas municipais, mas as da rede estadual, sendo que os adolescentes têm grande poder propagador de informação.

A Capitania dos Portos está discutindo a questão de liberar pessoal para também fazer a divulgação contra o mosquito da dengue nas residências.

O carro do fumacê já está no sétimo ciclo rodando pelos bairros da cidade, pulverizando a cidade para matar possíveis mosquitos, se necessário, terá um novo ciclo, que ainda será debatido. Segundo Tayana, vale ressaltar que o veneno tem efeito ainda mais eficaz quando os moradores estão em casa. “O veneno pulverizado é muito mais atuante quando as portas e janelas estão abertas, ou seja, os moradores estejam em casa, porque o veneno precisa entrar na residência porque o mosquito pode estar dentro de casa”.

A dengue mata e todos os esforços para o combate são válidos. “Precisamos deixar claro para a população que a dengue mata e precisamos diminuir o índice de casos”. Finalizou Tayana.

Jornalista: Rafaela Cunha
Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.