Bombeiros realizam salvamento de embarcaçãoO 8º Grupamento de Bombeiros Litoral foi acionado, por volta das 15h30min do dia 22 de junho de 2015, para atender a uma ocorrência de busca de pessoas, atividade de competência legal do Corpo de Bombeiros, gerada através do artigo 48º da Constituição do Estado do Paraná.

O acionamento foi realizado através do telefone “193” pelo Sr. Balboni da Guarda Municipal de Paranaguá que informou que uma pequena embarcação havia saído da praia de Encantadas na Ilha do Mel pela manhã, com destino a Pontal do Sul, estando a bordo um senhor, uma senhora e uma criança. Além disso, informou que às 9h os tripulantes da embarcação haviam entrado em contato com pessoas da ilha informando que devido à neblina estavam perdidos, tendo alguns barcos da Associação de Pescadores da Ilha do Mel efetuado buscas ao redor da ilha até às 15h, porém não haviam encontrado a embarcação perdida.

Imediatamente após a ligação, o Capitão QOBM Ícaro Gabriel Greinert, Oficial Supervisor, deu início a busca com o deslocamento de 02 (duas) embarcações do Corpo de Bombeiros para a região. Ademais, houve o acionamento do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (PBMOA), da Capitania dos Portos e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). Às 16h45min o avião decolou do Aeroporto de Paranaguá com sua própria tripulação, acompanhados de 02 (dois) Bombeiros do 8º Grupamento de Bombeiros, e retornou às 17h30min, encerrando a busca com a aeronave por motivos de visibilidade.

A busca prosseguiu na manhã do dia 23 de junho de 2015 com embarcações do Corpo de Bombeiros, e com apoio das embarcações do Batalhão de Polícia Ambiental e da Capitania dos Portos. Foi realizado contato com o Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo. Por volta das 10h30min o Sr. Agnaldo, barqueiro da Ilha do Mel, entrou em contato com o 8º Grupamento de Bombeiros informando que recebera uma informação do senhor que estava perdido, que eles haviam apoitado a embarcação no navio Fortune Daisy a aproximadamente 12,5 milhas náuticas de distância da costa. Foi então coordenada pelo Capitão Gabriel, a tarefa de confirmar a veracidade da informação e a real localização das vítimas. Depois de contatos com a empresa Pilots, empresa que fornece serviços de praticagem no Porto de Paranaguá e com uma aeronave da Casa Militar que estava a serviço do Batalhão de Polícia Ambiental, às 11h45min foi confirmada a localização da embarcação que estava desaparecida. Em seguida, uma lancha da empresa mencionada deslocou-se para abortar a embarcação. As vítimas foram encontradas ilesas, queixando-se de muito frio e trazidas à costa com o auxílio de uma embarcação da Capitania dos Portos.

Ainda através do gerenciamento da ocorrência pelo Corpo de Bombeiros, ficou disponibilizada uma ambulância aguardando a chegada das vítimas, fato ocorrido por volta das 15h30min. As vítimas, um homem de 37 anos, uma mulher de 28 anos e uma criança de 06 anos, foram então encaminhadas ao Hospital Regional de Paranaguá.

Fonte: 8º Grupamento de Bombeiros Litoral
Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer / Oficial de Comunicação Social

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.