Policiais ambientais fecham fábrica de palmito em ParanaguáAções diferentes nesta quarta-feira (17/06) e sexta-feira (12/06), em Guaratuba e Paranaguá, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) fecharam duas fabriquetas clandestinas de palmito e apreenderam também uma espingarda, um macaco abatido e mais de 160 vidros de palmito de tamanhos diversos.

Em Paranaguá, na parte da manhã desta quarta-feira (17/06), a equipe recebeu uma denúncia sobre atividade ilegal e foi até a Ilha dos Valadares, onde localizou uma fábrica clandestina que processava palmito in natura. A responsável pela casa disse que havia alugado o local por alguns meses e não desconfiou que o suspeito mantinha aquela prática.

Buscas foram feitas na região, porém o suspeito não foi encontrado. Na casa foram apreendidos 101 unidades de palmito in natura e material para o seu envase e distribuição. Todo o palmito apreendido foi doado ao Lar de Idosos em Paranaguá.

Em outra ação, na noite do mesmo dia, a equipe estava em patrulhamento pela região do Ribeirão Grande quando foi informada por moradores que o dono de um bar estaria realizando a prática de caça na região. Diante da denúncia, os policiais foram até o endereço onde localizaram, após buscas, uma espingarda calibre 28, um macaco abatido, três vidros de palmito industrializados e apetrechos para a recarga de munições.

O proprietário do local foi levado, juntamente com a arma e as demais apreensões, à Delegacia de Polícia Civil de Guaratuba para que as devidas providências fossem tomadas.

Na sexta-feira (12/06) uma outra fábrica clandestina de palmito foi fechada em uma APA (área de preservação permanente) de Guaratuba. A ação ocorreu por meio de denúncia anônima e no local informado, próximo ao Rio Canaviera, foi encontrado a produção clandestina do palmito juçara (Euterpe edullis).

Os policiais apreenderam 43 vidros de palmitos já industrializados e pronto para a venda, pesando 1,5 kg cada, mais 15 vidros de palmito de 300 gramas cada, além de materiais utilizados para a produção e envase do produto. Toda a apreensão foi entregue na Delegacia Polícia Civil de Guaratuba para as medidas cabíveis.

Fonte: Policia Militar do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.