Com palestra de combate à dengue, Porto em Ação reúne 500 caminhoneirosAconteceu nesta terça-feira (09/06/2015) mais uma edição do programa Porto em Ação no Pátio de Triagem de caminhões. A ação integrada tem o objetivo de subsidiar os caminhoneiros com informações e prestar alguns serviços a eles. Na edição de junho, o programa contou com uma palestra alertando sobre os riscos da dengue e reuniu cerca de 500 caminhoneiros.

Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil vive neste ano uma epidemia da doença, com mais de 750 mil casos notificados em todo o país. “O objetivo é prestar um serviço ao caminhoneiro e à sua família. Além do mais, um caminhoneiro bem orientado é extremamente importante para minimizar seus impactos na cidade de Paranaguá”, afirma o diretor comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese. Além disso, os motoristas também foram informados sobre as regras do carga online e a importância do caminhoneiro para manter a cidade de Paranaguá mais limpa e o respeito no trânsito.

A palestra sobre a doença foi conduzida pelo Setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. A principal recomendação dada aos caminhoneiros foi de não deixar que a água acumule nas lonas da carroceria. “Ficamos com o caminhão parado algumas horas e basta uma chuva para que o mosquito possa deixar seus ovos. Eu não sabia de alguns riscos”, afirmou o caminhoneiro Josiel Carleto.

A ação integrada também realizou mais de 390 testes de glicemia, pressão, HIV ou hepatite ao longo do dia. “O caminhoneiro passa muito tempo longe de casa e raramente tem tempo de cuidar da saúde. Queremos que o Porto em Ação seja um alerta a estes profissionais de que eles também devem se cuidar com mais frequência”, completa Fregonese. A 1ª Regional de Saúde de Paranaguá também realizou atividades e explicações sobre educação e qualidade alimentar.

Durante todo o período, os caminhoneiros também foram abordados com materiais de conscientização e educação ambiental, como orientações sobre o devido lacre das bicas e a correta destinação dos resíduos da viagem e da carroceria. Os motoristas também receberam os kits com sacos de lixo e folder informativo.

Além disso, um contêiner com atrações musicais ficou instalado ao lado do receptivo do Pátio de Triagem animando os caminhoneiros que passaram pelo espaço ao longo do dia.

O Porto em ação é realizado mensalmente no pátio de triagem do Porto de Paranaguá. Diariamente, cerca de dois mil caminhões passam pelo local, em período de safra. A ação é realizada em parceria com a Pastoral Rodoviária de Paranaguá, Prefeitura de Paranaguá, Guarda Municipal, 1ª Regional de Saúde, Núcleo de Prevenção à Violência, Ambiens, ONG Novos Rumos e G10 Transportes.

Fonte: APPA.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.