A população de Paranaguá recebe nesse dia 28 de maio a mais nova unidade de educação profissional do Senac do estado. A instituição, que já está presente na cidade, ganha uma casa nova de quase 1.800 m² com capacidade para atender diariamente 906 alunos.

Para atender melhor seus alunos, a nova unidade conta com ambientes pedagógicos convencionais; de informática; cabeleireiro; manicure e pedicuro; maquiagem; enfermagem; cozinha pedagógica; Confeitaria-escola; vestiário; auditório; biblioteca; e sala de audiovisual. “O Senac oferece capacitação profissional e cursos inovadores, a nova escola em Paranaguá traz transformação e melhoria aos serviços locais e à cidade”, ressalta o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Essa é a segunda unidade do Senac no litoral do estado. A primeira é o Senac Caiobá que atende aos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Com a inauguração da escola em Paranaguá, a instituição opera com plena capacidade para lidar com as demandas de todas as suas regiões de abrangência. “Com a nova unidade celebramos um marco na história do Senac e consolidamos um extenso ciclo de conquistas. O Senac cumpre com excelência o seu papel de qualificar mão de obra e queremos capacitar cada vez mais pessoas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que agora em Paranaguá contempla áreas que antes não tínhamos, como a de gastronomia, além de ampliar a oferta de cursos na área de turismo para desenvolver ainda mais essa vocação da cidade”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Para o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, o Senac fará com que a mão de obra local seja ainda mais valorizada pelo empresariado. “Esse empreendimento vem trazer o que há de melhor em capacitação profissional para nossa cidade, que necessita muito disso. Não podemos deixar que as empresas que atuam aqui busquem profissionais fora. Esta tem que ser a última opção. A primeira é contratar os nossos próprios profissionais”, diz o prefeito.

Paranaguá tem mais de quatro séculos de história, cujos registros permanecem até hoje em forma de riquezas de conteúdo e material arqueológico, arquitetônico, cultural e natural. Casarios, fachadas azulejadas, antigas igrejas, ruas calçadas com pedras, estação ferroviária, fandango, folias, barreado, mercados, rios, Ilha do Mel e outros encantos evidenciam a vocação para o turismo. Por esses e outros motivos, o Senac se faz presente na qualificação de profissionais da região litorânea. “Recebemos essa unidade com bastante expectativa e muita alegria. Paranaguá merecia esse espaço pelo fato da cidade ser histórica e turística. Agora teremos capacitação para mão de obra em hotéis, restaurantes, melhorando assim nosso atendimento. O Senac fará com que nossa cidade avance cada vez mais para a melhoria do turismo”, destaca o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas), Said Khaled Omar.

Feira de Profissões

O Senac Paranaguá estará de portas abertas para a comunidade no dia 3 de junho, com a realização da Feira de Profissões. Será um dia inteiro repleto de atividades gratuitas com palestras sobre o mercado de trabalho, oficinas de gastronomia, beleza e informática, além de atendimentos na área de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia, e stands para informações sobre os cursos ofertados pela unidade.

Autor: Fernanda Ziegmann e Karla Santin
Fonte: NCM – Núcleo de Comunicação e Marketing

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.