Trapiche em ilha da Baía de Paranaguá vai beneficiar famílias e turismo.

Com um investimento de R$143 mil reais trapiche irá beneficiar cerca de 40 famílias que moram na localidade marítima de Europinha.

Em torno de 160 pessoas vivem na localidade marítima de Europinha, uma ilha que fica há 19 quilômetros de Paranaguá. A única forma de chegar à comunidade é através do transporte marítimo.

Antes os moradores ou visitantes tinham que chegar de barcos de pequeno porte até a areia. Agora a situação é outra.

Um trapiche com 130 metros quadrados, agora garante melhor acesso a embarcações como lanchas e outras que fazem transporte turístico.

Mais de 30 pessoas saíram de Paranaguá para participar da inauguração do trapiche “Zacarias Pontes Martins”. O nome é de um antigo morador da ilha.O trapiche foi inaugurado hoje (25) numa solenidade que contou com a presença do prefeito da cidade, José Baka Filho; representante do governo federal, da senadora Gleisi Hoffman e do deputado federal, Ângelo Vanhoni; vereadores, o filho e esposa do homenageado e a comunidade.

Jozias Venâncio Martins, filho do homenageado “Zacarias Pontes Martins” estava emocionado ao lembrar do pai que foi presidente da associação de moradores da Ilha de Europinha. “Ele lutou para que esta obra se tornasse realidade. Meu pai amava este lugar e sempre fez de tudo para melhorar a ilha. Em nome de toda a família eu agradeço”, disse.

O atual presidente da associação de moradores, Pedro Kichoff, disse que para muitos a obra poderia parecer pequena, mas que para aquela a comunidade significa muito. “Nós sonhamos com este trapiche e a entrega dele é a realização deste sonho”, garantiu aos demais.

Representando o Governo Federal, a senadora Gleisi Hoffman e o deputado federal, Ângelo Vanhoni, o jornalista André Pioli colocou-se à disposição do prefeito e da comunidade para conseguir novas verbas do governo federal para novas obras na Ilha. “As pessoas poderão trabalhar com mais dignidade, além de abrir as portas para os turistas. Gostaria também de me colocar a disposição para buscar verbas para construção de uma cozinha comunitária para esta comunidade”, disse Pioli.

Além da comunidade da Europinha, Paranaguá tem mais sete ilhas sob a sua jurisdição e administração e é a secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento que realiza a assistência técnica aos pescadores e criadores de ostras. O trabalho está sendo reforçado com novos trapiches em outras comunidades. De acordo com o secretário da pasta, Adilson Soares Zela, a comunidade do Teixeira será a próxima a ganhar o trapiche.

Novas obras

A comunidade ainda recebeu a confirmação que novas obras deverão ser feitas pela prefeitura como a calçada saindo do trapiche até a escola e a própria cozinha comunitária. “Já autorizamos que a antiga escola da ilha seja usada para se transformar na cozinha comunitária. A ilha do Amparo que recebia em torno de 150 pessoas na festa do camarão, recebeu neste ano mais de duas mil pessoas de acordo com informações da Barcopar”, destacou o prefeito.

A obra foi considerada pelos presentes como importante por facilitar o escoamento da pesca e até para garantir saúde aos pescadores, mulheres e crianças. Estas vantagens foram lembradas pelos vereadores José da Costa Leite Júnior e Cleodinor da Costa que acompanharam o evento representando a Câmara Municipal de Vereadores.

Cultivo de Ostra

O gerente da Emater-PR em Paranaguá, Sebastião Bellettine, confirmou durante a inauguração que a comunidade de Europinha conseguiu uma licença para realizar o cultivo de ostra, criando mais uma oportunidade de renda.

Data: 25/05/2011
Jornalista: Thaís Teixeira/ Luciane Chiarell

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.