Remada vai comemorar 80 anos do Porto de ParanaguáParanaguá vai sediar neste fim de semana (21 e 22) a 1ª Remada em comemoração aos 80 anos do Porto de Paranaguá. O evento, que já conta com mais de 150 participantes inscritos, terá duas competições de stand-up paddle, uma gincana ecológica de caiaque, passeio pela baía e muitas outras atividades aos visitantes.

A remada remete à primeira vez que o porto D. Pedro ll recebeu uma embarcação, isso em 1935, quando o Clube de Natação e Regatas Comandante Santa Rita ‘escoltou’ o navio “Almirante Saldanha”, que chegou para atracar na cidade.

Segundo o chefe da Divisão Comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e organizador do evento, Leandro Klaus, a ideia é fazer uma confraternização em comemoração ao aniversário do porto. “Queremos reunir as pessoas em torno da prática esportiva, estimular a conscientização ambiental e celebrar os 80 anos do porto”, afirma.

COMPETIÇÕES E PASSEIOS– O evento terá duas categorias: SUP Race, com percurso de 5 quilômetros e SUP Fun Race, com percurso de 3 quilômetros. A largada será dada na prainha em frente ao Palco Tutóia, em direção à Capitania dos Portos de Paranaguá. Todas as remadas contam com competições masculinas, femininas, open e master.

Diversos prêmios serão sorteados, entre eles, uma prancha de stand up paddle, um caiaque e duas velas náuticas. Todos os participantes que completarem as provas receberão medalha.

Na gincana com caiaques os participantes largarão todos juntos e terão que encontrar as boias e bandeiras – vale brindes, no formato caça ao tesouro – espalhadas pelo mangue. Aqueles que encontrarem primeiro deverão se dirigir até o fiscal para validar a senha e retornar ao ponto de origem. Será obrigatório o uso do colete salva vidas.

Durante a remada serão promovidos passeios de caiaque e Stand-up Paddle acompanhados pela baía de Paranaguá. Também haverá aulas e instruções de técnicas de remada. Para participar dos passeios com direito à camiseta do evento e medalhas, todos deverão estar inscritos.

AGENDA – A programação da remada começa logo cedo no sábado (21), às 9 horas da manhã, com aulas de stand-up paddle. No início da tarde, às 14 horas, começa a confirmação da inscrição e entrega dos kits, com camiseta exclusiva, aos participantes. Logo depois, será realizado um passeio de barco pela Baia de Paranaguá com os interessados.

Às 16 horas, será feito o reconhecimento da raia náutica por parte dos inscritos. O final da tarde é encerrado por uma limpeza simbólica do rio Itiberê. À noite, acontece um jantar de confraternização por adesão.

No domingo (22), a programação terá início às 8 horas, com a confirmação das inscrições e medição das pranchas. A largada da categoria SUP Rade 5km acontece às 9h30 e a largada da SUP Fun Race 3km será dada às 9h32. Na sequência acontece a gincana de caiaque e a remada de passeio. Vai haver disponibilidade de aluguel de pranchas e caiaques no local.

INSCRIÇÃO – Para se inscrever, é só acessar o site www.asup.com.br. O valor é de R$ 30, mais cinco quilos de alimento não perecível. No ato da inscrição, o atleta deverá escolher a sua categoria.

Serviço : Remada 80 anos do Porto.

LOCAL: Rua da Praia, Palco Tutóia – Paranaguá – PR.

DATA: 21 e 22 (sábado e domingo).

INSCRIÇÃO: R$ 30,00 + 5 kg de alimento não perecível

PROGRAMAÇÃO

DIA 21 – SÁBADO

14h00 Confirmação de inscrição, entrega dos Kits aos participantes.

14h30 Passeio de Barco pela Baia de Paranaguá, por adesão.

16h00 Reconhecimento da raia náutica e passeio.

17h00 Ação ambiental com limpeza simbólica do Rio Itiberê.

20h00 Jantar de confraternização.

DIA 22 – DOMINGO

08h00 Confirmação de inscrição, entrega dos Kits aos participantes e medição das pranchas.

09h30 Largada da Categoria SUP RACE 5km

09h32 Largada da categoria SUP FUN RACE 3km (masculino e feminino)

10h30 Largada da gincana de caiaque.

11h00 Remada passeio de com todos os envolvidos.

11h30 Entrega da Premiação.

*Obs.: Mesa com frutas e água aos participantes.

Fonte: Governo do Paraná

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.