Milho e açúcar puxam exportações do Porto de ParanaguáOs produtos agrícolas foram destaques na movimentação de cargas no Porto de Paranaguá, no primeiro mês de 2015. Os melhores desempenhos ficaram por conta do milho, com alta de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado, e do açúcar, com crescimento de 3% nas movimentações.

No mês, foram embarcados 594 mil toneladas do grão e 476 mil toneladas de açúcar. No total, somando também embarques de soja, trigo, farelos e veículos, o volume de embarque chegou a 1,9 milhão de toneladas, 5% a mais do que o registrado em janeiro do ano passado, quando foram exportadas 1,8 milhão de toneladas.

RECORDE NO CORREDOR – O resultado positivo já tinha sido antecipado com os números consolidados do Corredor de Exportação, por onde escoam exclusivamente grãos e farelo). Houve um recorde, com a movimentação de 984 mil toneladas embarcadas – o melhor janeiro da história do terminal.

“O Porto de Paranaguá é um dos principais portos exportadores de commodities agrícolas do país. Estamos investindo para aumentar a produtividade e dar as melhores condições ao usuário”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Exemplo disso são os novos carregadores de navios (shiploaders), que estão sendo instalados em um dos berços do Corredor de Exportação. Em função da instalação dos novos equipamentos, o Corredor opera com apenas dois berços e, mesmo assim, bateu recorde de embarque.

MOVIMENTAÇÃO GERAL – No total, somando granéis, granéis líquidos e cargas gerais, a movimentação registrada nos Portos de Paranaguá e Antonina chegou aos 3,1 milhões de toneladas em 2015.

Cargas gerais e graneis líquidos também fecharam o mês com alta na movimentação. Nos granéis líquidos o aumento foi de 19% – passando de 285 mil toneladas em janeiro do ano passado para 339 mil toneladas neste ano. Em janeiro deste ano os portos paranaenses movimentaram 699 mil toneladas de carga geral – alta de 2% em relação a 2014 (684 mil toneladas).

IMPORTAÇÕES – Em janeiro foram importadas 1,2 milhão de toneladas. A maior alta foi registrada na entrada de veículos pelo porto paranaense. Neste mês de janeiro, 3.248 unidades de carros foram importados por Paranaguá, 12% a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

A entrada de contêineres também registrou alta. Foram 10% mais contêineres importados do que no primeiro mês de 2014, com 30,7 mil TEUs (movimentações de contêineres de 20 pés).

Fonte: APPA.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.