Logística brasileira é tema de seminário em ParanaguáOs principais agentes da logística e infraestrutura do Paraná se reúnem hoje para discutir as oportunidades de investimentos e os gargalos que devem ser superados pelo setor em todo o país no 2.º Seminário Nacional de Logística e Infraestrutura, que acontece em Paranaguá. O tema é “Oportunidades e desafios em infraestrutura, logística, portos, navegação e intermodalidade no Paraná” e vai abordar, em especial, o papel das Parcerias Público Privadas (PPP) como soluções para os problemas estruturais do país.

Setor público – Além das principais empresas do setor, como ALL, HamburgSud e Maersk, os debates vão contar com representantes do setor público, como o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Cabotagem e transporte ferroviário – A edição anterior do encontro tratou, em especial, de temas como cabotagem e transporte ferroviário. Desta vez, a discussão será mais ampla, tratando da exploração dos modais e os modelos de gestão de empreendimentos logísticos. “Vimos a necessidade de voltar um pouco no processo e tratar dos gargalos e das oportunidades na área de logística e infraestrutura”, explica o co-organizador do seminário e consultor do Marketing de Cidades, Flávio Vanhoni Frota.

Concessões – O seminário vai aproveitar o plano de concessões do governo federal, que ainda conta com uma série de contestações jurídicas e é alvo de inúmeras dúvidas para eventuais investidores, para discutir quais modelos são mais indicados para destravar de vez os investimentos em infraestrutura no Brasil. “As orientações vão se centrar, em especial, nos modelos de PPPs”, afirma o organizador.

Serviço – O encontro acontece das 8 às 18 horas de hoje no Hotel Camboa, na Rua João Estevão, no Centro Histórico de Paranaguá.

Fonte: OCEPAR.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.