TCP amplia rotas de exportação para a ÁsiaO TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, está ampliando suas rotas de exportação para a Ásia. A partir da próxima terça-feira (12/agosto), o Terminal contará com mais um serviço (ESA) que atenderá os exportadores do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, e também, do Paraguai. Com isto, o TCP passa a contar com 8 serviços regulares atendendo a Ásia, sendo o terminal do sul do Brasil com o maior número de serviços para a Ásia.

De acordo com Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do TCP, o serviço ESA em Paranaguá reduzirá em 17 dias o tempo de trânsito em rota deste serviço, oferecendo vantagens efetivas para os exportadores. “Além disto, os navios podem ser recarregados com mais contêineres, levando maior quantidade de cargas brasileiras para a Ásia, o que não era possível antes”, explica.

A rota ESA parte do porto de Xangai (China) e passa por mais quatro portos antes chegar ao Brasil, onde faz escala em Santos e Paranaguá, seguindo depois para Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). No retorno, a rota passa novamente em Montevideo, em Rio Grande (RS) e, a partir de agora, também faz uma parada em Paranaguá, antes de seguir viagem para a Ásia.

A mudança no trajeto da rota, operada pelos armadores Evergreen, Cosco, ZIM, CMA CGM e CSAV, se deve à restrição de calado do porto de Buenos Aires, o que limitava as operações de exportação no sentido América do Sul-China. O primeiro navio a fazer essa nova escala será o Evergreen Valence, que tem 300 metros de comprimento e 48,2 metros de largura, e capacidade de 8.800 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

O serviço contará com escalas semanais, sempre às terças-feiras.

Sobre o TCP

Segundo maior terminal de contêineres da América do Sul em movimentação de cargas, o TCP foi criado em 1998, quando se tornou concessionário do terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, após vencer a licitação realizada pelo governo do Paraná.

Oferecendo serviços de alta qualidade e buscando continuamente excelência operacional, o TCP é atualmente o terminal de contêineres mais produtivo do Brasil, possibilitando o menor tempo de permanência dos navios no porto.

Após receber um dos maiores pacotes de investimentos privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos (R$ 365 milhões em três anos), o TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m²de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros.

O TCP tem como acionistas o fundo de private equity Advent International, a Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda., Grup Marítim TCB S.L. e Galigrain S.A.

Fonte: Informativo dos Portos.

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