Porto consulta comunidade sobre projetos para o novo setor LesteEstá marcada para esta segunda-feira (28/07/2014), às 10h, no auditório do Centro Administrativo, a audiência pública do novo complexo de turismo e convivência do Porto de Paranaguá. A Administração dos Portos (Appa) apresentará e ouvirá a comunidade em geral – empresários, população, poder público, sociedade civil organizada e operadores – sobre o projeto para as novas instalações do setor leste do terminal.

Na audiência, a Appa vai apresentar o projeto conceitual (arquitetônico), concluído há um mês. “Nosso objetivo é mostrar o que estamos pensando e desenvolvendo em termos de modernização, ampliação e expansão do porto, principalmente no setor turístico”, afirma a diretora administrativo-financeira da empresa, Xênia Arnt.

De acordo com a diretora, as futuras obras, que serão apresentadas na próxima semana, são abertura para novos investimentos na cidade e oportunidade direta para a população.

EDITAL – Essa apresentação pública ocorre ao mesmo tempo em que se mantém aberto o Edital de Chamamento Público, aberto no dia 25 de junho, para que os interessados em apresentar estudos de viabilidade para o Projeto se manifestem.

Depois da Audiência Pública, seguem correndo os prazos para as apresentações das propostas do edital. “Os requerimentos poderão ser entregues até o dia 15 de agosto. Os projetos deverão estar protocolados até o dia 20 de novembro”, lembra a diretora.

Essa manifestação deve ser formal, demonstrando interesse em desenvolver estudos para ampliação, modernização, convivência e infraestrutura náutica na área delimitada para o novo complexo portuário. Estes deverão observar diretrizes contidas no edital.

EMPREENDIMENTO – O novo setor Leste será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. O projeto arquitetônico do novo complexo de turismo e convivência do Porto de Paranaguá foi concluído há cerca de um mês. Além de um terminal de passageiros e centro de convivência, o complexo traz novos centros Administrativo e Operacional. Ao todo, no setor Leste do Porto de Paranaguá são previstas 24 novas áreas, entre essas o novo Centro Administrativo da Appa, dois prédios operacionais, dois outros prédios administrativos de oito andares (que poderão abrigar empresas de todo o complexo portuário), uma marina, um terminal de passageiros, heliporto, hotel, restaurante, estacionamento e, ainda área de lazer com pista de caminhada e ciclovia.

Fonte: Governo do Paraná

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.