Paranaguá é contemplada pelo programa Mais Médicos com 7 profissionais cubanosO prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou na manhã desta segunda-feira (dia 14/04/2014) da solenidade que teve presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, para acolhimento dos 770 profissionais que vão atuar no programa Mais Médicos, do governo federal, no Paraná. Deste total, 7 médicos oriundos de Cuba vão atuar na cidade, sendo que 2 ficarão na unidade básica de saúde da Ilha dos Valadares, 1 na Vila do Povo, 2 na Serraria do Rocha e 1 no Jardim Iguaçu. O local para atuação do sétimo médico está sendo definido, mas sabe-se que todos farão parte das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF). O evento aconteceu no Parque Barigui, em Curitiba.

“A vinda dos 7 médicos vai ajudar bastante nossa população. Desde que assumimos já realizamos cinco testes seletivos para contratação de profissionais, mas a procura foi bem baixa. A falta de médicos é um problema nacional e esse programa veio em boa hora”, comemorou o prefeito, que na solenidade estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten. Também participaram do evento a senadora Gleisi Hoffmann e o deputado federal Ângelo Vanhoni, a quem o prefeito agradeceu pela viabilização, além de várias outras autoridades.

A chegada dos médicos ao solo paranaense está prevista para quinta-feira (dia 17), conforme confirmou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten. “A recepção aos médicos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelo pagamento dos salários, estadia, transporte e alimentação dos médicos cubanos, que ficarão na cidade por três anos. Nossa equipe está providenciando tudo que é necessário”, explicou a secretária. Cada profissional terá 40 horas de trabalho semanais.

Na mesma oportunidade também foi anunciado que a Faculdade Pequeno Príncipe teve a autorização do Ministério da Educação para 100 vagas para o curso de Medicina. Fato também bastante comemorado na oportunidade e que faz parte da estratégia do governo federal para que mais profissionais médicos atuem no mercado.

Atualmente o programa Mais Médicos tem cerca de 14 mil profissionais, inclusive brasileiros, atuando no país inteiro, principalmente nas regiões mais remotas. “São 49 milhões de brasileiros que não tinham acesso à atenção básica e que passam a ter”, declarou o ministro Arthur Chioro. Os profissionais de outros países quem atuam no Brasil estão fazendo especialização em atenção básica.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.