Prefeitura, governo estadual e Dnit discutem ações para recuperar entrada da cidade.

Avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha não são responsabilidade do município.

A avenida Ayrton Senna é o mais importante acesso ao município de Paranaguá e necessita de uma recuperação total. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelo trecho, porém, há muito tempo não executa manutenção ou recuperação. Com a falta de manutenção por parte do órgão do governo federal é a prefeitura que assume o trabalho. Operações tapa-buraco são realizadas constantemente, assim como a limpeza.

Para tratar de ações de recuperação dos acessos à Paranaguá, foi realizada na manhã desta segunda-feira (23) reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística com a presença do próprio secretário Pepe Richa, do prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, do deputado federal, Alex Canziani, do superintendente regional do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, e dos diretores do porto, Paulinho Dalmaz, Carlos Roberto Frísoli e o assessor de planejamento, Juliano Elias.

Durante a reunião também foi colocada em questão a recuperação e responsabilidade da avenida Bento Rocha e foi confirmado que está sob responsabilidade do governo estadual. “A avenida Ayrton Senna é do governo federal e a Avenida Bento Rocha do governo do Estado, mas é o prefeito que recebe as reclamações da falta de manutenção ou de recuperação total nestas vias públicas”, declarou Baka.

Para dar andamento ao que foi tratado hoje nova reunião acontecerá em Brasília, na primeira quinzena de junho. De acordo com o superintendente do Dnit, José Tiago, existe a possibilidade de o departamento ter pronto até fevereiro de 2012 o projeto de recuperação da avenida Ayrton Senna. Mas até que a obra comece é necessário de verbas do governo federal na ordem de R$ 20 milhões.

A possibilidade de ser restablecido convênio entre a Prefeitura de Paranaguá e o Dnit para fiscalização por parte do poder público também foi comentada. Este assunto deve ser retomado em Brasília.

VIADUTO E ISS

“Boa notícia”, assim definiu o prefeito Baka a informação da nova etapa da conclusão do viaduto na rua Professor Cleto. O superintendente do Dnit afirmou que foi confirmado crédito extraordinário para licitar o valor remanescente do viaduto. “Estamos esperando que a licitação já possa ocorrer no próximo mês”, disse Tiago.

O encontro também serviu para o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, tratar do pagamento do ISS devido pelo porto ao município. “Nós não estamos recebendo o ISS atrasado”, confirmou. “Paranaguá precisa deste recurso”, concluiu Baka. São em torno de R$ 250 mil por mês.

Data: 23/05/2011
Jornalista: Luciane Chiarelli
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.