Ter uma casa própria de qualidade para criar os filhos é o sonho de muitas famílias. Quando a nova moradia fica em um local seguro, próxima de creches, escolas e até de uma faculdade, a felicidade é plena. Essa é a situação de 282 famílias de Paranaguá, que há alguns meses constroem a história do mais novo bairro da cidade que, não por acaso, recebeu o nome de Porto Seguro.

O projeto de realocação e construção de novas moradias, além de obras de urbanização, está em execução pelo Governo do Estado, em uma parceria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O investimento é de R$ 23,4 milhões e a intenção é ampliar o programa para mais 118 famílias.

Josiana da Silva, 81 anos, morava em uma casa de madeira e conta que passou por muitas dificuldades antes da mudança para a nova moradia. “Tinha medo de explosões e quando chovia era um desespero porque quase sempre alagava tudo”, conta. “Essa casa é um sonho, algo que eu jamais conseguiria sozinha. Agradeço a Deus por este presente”, conta a senhora, que assim como as demais famílias não pagará nada pela residência.

Além das vantagens de uma casa segura e da estrutura do novo bairro, que recebe melhorias no calçamento, asfalto e iluminação pública para conforto dos moradores, há ainda outra vantagem direta: a proximidade com os antigos vizinhos. Depois de décadas vivendo na Vila Becker, em terrenos irregulares de propriedade do Porto de Paranaguá, as famílias tiveram a oportunidade de recomeçar no bairro novo.

Maria Cristina Cordeiro e o marido Jurandir Silva Cordeiro moraram durante 24 anos na Vila Becker e disseram que tudo era ruim no local. “A casa era de madeira e sofremos muito com as enchentes. Agora, ao invés do desespero, sentimos alívio por ser a última vez que passaríamos por aquilo”, afirma Cristina.

Ela falou também sobre as ocasiões em que precisou sair de casa por causa de vazamentos e explosões no terminal de álcool. “Uma vez teve uma explosão que quebrou toda a casa. Teve também um vazamento que nos deixou fora de casa por uns dias. Sofremos demais, mas acabou e agora podemos voltar a sonhar com uma vida digna”, disse.

RECOMEÇO – Entre os novos moradores do Porto Seguro, também estão 50 famílias que ficaram desabrigadas por causa de enchentes no litoral paranaense. Graças ao programa SOS Litoral, realizado em uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, elas deixaram o medo para trás.

O sucesso do SOS Litoral, que também garantiu a construção de novas casas nos municípios de Antonina e Morretes, foi reconhecido nacionalmente com a conquista do Selo de Mérito 2014, prêmio concedido pela Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação aos melhores trabalhos na área em todo o país.

Miriam Cachoeira, uma das beneficiadas pelo programa, contou ter passado por momentos de sofrimento com a família, mas que a nova moradia traz esperança para uma vida melhor. “Eu desejo que este local seja, de fato, o nosso porto seguro, onde vamos viver uma vida mais tranquila e feliz”, disse.

casas

Fonte: Governo do Estado.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.