Caminhoneiros fazem testes de saúde no Porto de Paranaguá

Os caminhoneiros que passarem pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) poderão fazer uma série de exames rápidos para conferir como anda a saúde.

Uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está promovendo uma ação que integra a programação da campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, que está realizando diversas ações educativas para lembrar o mês da Saúde do Homem no Paraná.

De acordo com Sueli Ferreira, da coordenação de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde no Litoral, os motoristas podem medir a pressão e fazer exames rápidos que tem o resultado revelado na hora. “Estamos felizes porque geralmente os homens são menos preocupados com a saúde. Mas aqui temos tido uma boa adesão”, explica.

Um ônibus foi posicionado no pátio e os motoristas podem verificar a pressão, testes rápidos do HIV, sífilis, hepatite B e C e todas informações de saúde geral como glicemia e câncer de próstata.

O caminhoneiro Fernando Geremias, de Campo Mourão, gostou da iniciativa. “A gente roda muito e não tem pontos de assistência. É muito bom poder fazer estes exames aqui para saber se tudo anda bem”, disse.

Milton Dueb, que veio descarregar grãos trazidos de Toledo, disse que decidiu fazer os exames depois de ficar sabendo da morte repentina de um colega caminhoneiro. “Ele morreu dirigindo o caminhão. Às vezes a gente pensa que está tudo bem, homem é teimoso, e quando vai ver não está. É muito importante esta iniciativa de tornar estes exames disponíveis para os caminhoneiros”, afirmou.

A ação que está sendo realiza no Pátio de Triagem é a segunda promovida dentro do Agosto Azul. No início do mês, a 1ª Regional de Saúde do Litoral montou um estande na praça de eventos na 14ª edição do encontro Paranaguá Motos. Lá, a equipe da regional distribui materiais educativos e prestou informações sobre a importância do cuidado com a saúde do homem.

Caminhoneiros fazem testes de saúde no Porto de Paranaguá

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.