Governo promove debate inédito para resolver o problema de lixo no mar

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove, às 9h de terça-feira (20), em Paranaguá, a primeira Conferência Livre do Meio Ambiente sobre Lixo Marinho. A ação é inédita na área, no Paraná. Serão debatidas ações efetivas para solucionar o problema do lixo jogado no mar e suas consequências para o turismo ecológico, para pesca, saúde humana. Também serão abordados o efeito do lixo nas espécies ameaçadas e a responsabilidade dos navios mercantes.

As inscrições para a Conferência são limitadas e podem ser feitas pelo site da Secretaria do Meio Ambiente www.sema.pr.gov.br. Será entregue certificado digital pela participação na Conferência Livre sobre Lixo Marinho.

“As propostas da Conferência Livre sobre Lixo Marinho serão encaminhadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de incluir esta discussão na pauta nacional”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

A palestra de abertura será do oceanógrafo e mestre em saúde pública e epidemiologia, Paulo Fernando Garreta Harkot. Ele já trabalhou com gerenciamento costeiro nos três níveis do executivo e em diversos estados litorâneos. Ele é professor em cursos de pós-graduação na Unisantos e Senac, em Santos e coordenador executivo do Projeto Lixo Marinho.

PREJUÍZOS – O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, explica que esta será a primeira vez que o assunto será abordado no Paraná. Ele foi um dos técnicos responsável pela elaboração do Zoneamento Marinho do Litoral do Paraná.

Castella explicou que, no Paraná, o lixo tem prejudicado três áreas específicas: animais marinhos, a pesca e o turismo. “Golfinhos, botos e tartarugas são animais impactados diretamente pelo lixo. Especialistas e técnicos encontram com frequência animais mortos devido à ingestão de lixo, principalmente o plástico”.

Além disso, ele lembra que o lixo marinho causa prejuízos econômicos ao setor pesqueiro, já que todo o tipo de resíduo é capturado nas redes de pesca. “Sem contar os impactos causados na paisagem, devido à falta de conscientização de tripulantes de navios e barcos que atracam no Paraná”, cita Castella.

CONFERÊNCIA – A realização de conferências livres está prevista no regulamento da 4.ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que nesta edição tem como tema os resíduos sólidos. As propostas aprovadas são cadastradas em um sistema do Ministério do Meio Ambiente e enviadas diretamente à etapa nacional. Não são eleitos delegados. O evento tem como objetivo principal o debate sobre produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

São parceiros do Governo do Paraná, também representado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), o Centro de Estudos do Mar da UFPR, organização não governamental Mar Brasil e Marinha do Brasil.

Serviço:

Conferência Livre Estadual do Meio Ambiente – Lixo Marinho

Data: 20/08/13 – terça-feira

Horário: 9h

Local: Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá. Mais informações pelos telefones (41) 3304-7745 / 3304-7763 ou pelo endereço eletrônico edambiental@sema.pr.gov.br. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Fonte: AEN.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.