Mecanismos, que garantem a segurança na atracação e minimizam os impactos no cais, serão trocados ou sofrerão manutenção. Ao todo, a Appa está investindo R$ 2,9 milhões para a realização do serviço.

A partir de junho, o cais público do Porto de Paranaguá terá novas defensas. Ao todo, serão instaladas 76 unidades no cais, no píer de inflamáveis e nos dolfins, onde atracam os navios de veículos, na extremidade leste do porto.

Para a realização do trabalho, serão investidos R$ 2,9 milhões. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou processo licitatório para contratação da empresa que prestará o serviço por um ano.

Para o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, a substituição e manutenção das defensas dão continuidade ao processo de melhorias no Porto de Paranaguá. “Estas ações compõem os compromissos previstos no Programa de Modernização dos Portos de Paranaguá, estabelecido pelo Governador Beto Richa”, disse.

De acordo com o Chefe da Divisão de Operações da Appa, José Aluísio Martinelli, os trabalhos iniciam já no próximo mês. As 97 defensas instaladas no Porto serão atingidas pelo trabalho. Onde houver necessidade de troca, as defensas serão substituídas. Nas demais, será feita a manutenção.

Segurança – O comandante de um dos rebocadores que operam no Porto de Paranaguá, Emerson Rodrigo Pasciceae, confirma a importância das defensas. Segundo ele, por menor que seja o navio, o impacto é muito grande e sem a presença dos mecanismos, o estrago pode acontecer. Apesar da potência – de quase quatro mil cavalos de motor de propulsão e 50 toneladas de capacidade de tração – essas embarcações não reduzem completamente o impacto na hora da atracação do navio no cais.

Fonte: APPA.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.