Confira programação da Fundação de Cultura nesta semana:

Marque na agenda o horário e local onde acontecerá a encenação da Paixão de Cristo.Segue abaixo o Informativo Cultural Semanal da FUMCUL.

Desde já agradecemos sua atenção para divulgação dos nossos eventos. Para mais informações acesse: www.fumcul.com.br . 

INFORMATIVO CULTURAL
De 18 a 24 de abril

MOSTRA DE ARTE SACRA
A Prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa” informa a população parnanguara que a “Mostra de Arte Sacra” está aberta para visitação monitorada até o dia 20 de abril. A mostra reúne fotografias dos Vitrais da Catedral Diocesana de Paranaguá e imagens sacras. Os interessados em visitar a tradicional mostra podem comparecer à Casa da Cultura “Monsenhor Celso”, de segunda a sábado, das 13 às 19 horas, ou ligar para 3420-2937 para mais informações.

EXPOSIÇÃO ABSTRATOS – DE CLAUMIR CHLOTTAG
Está aberta para visitação até o dia 22 de abril a Exposição Abstratos – de Claumir Chlottag. Uma linguagem encantadora que surpreende os visitantes pode ser conferida na Casa Cecy de segunda a sexta – feira das 13 às 18 horas. A entrada é franca.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato através do número 3420-2933.

DESTAQUE CULTURAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA
“CULTURA PARA NINGUÉM COLOCAR DEFEITO”

“No ultimo ano a Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá duplicou o número de projetos culturais levando atividades nos quatro cantos da cidade”

Em 2010, a cultura parnanguara alcançou grandes conquistas que aos poucos estão sendo transmitidas a comunidade através de vários projetos culturais que visam sempre contribuir com o desenvolvimento de cada cidadão.
Na área teatral, foi resgatado o FESTIVAL de Teatro, que há 17 anos estava esquecido e que felizmente em 2010 voltou com um belíssimo formato movimentando nossa cidade durante 01 semana, com 18 apresentações, entre grupos locais e convidados, alcançando um público de aproximadamente 6 mil pessoas durante a realização. Como se não bastasse à imensa conquista, o evento contou com uma luxuosa noite de gala onde os atores participantes foram premiados em suas respectivas categorias.
Ainda na mesma área, foram atendidos 50 alunos com oficinas de iniciação teatral e este ano teremos a realização da verdadeira Paixão de Cristo, realizada pela ultima vez em 2005. Logo, podemos dizer que sim,Paranaguá possuí um grande número de atores talentosos e que são incentivados dentro das possibilidades, a desenvolver os seus trabalhos em nossa cidade, sempre assegurados pelos sindicados de artistas profissionais e amadores, que também, apesar de muitos não terem a correta informação, unem forças junto com a Fundação de Cultura para oferecer sempre o melhor para classe artística.
Na área de artes plásticas e artesanato, a FUMCUL promove diversas exposições, marcadas pela versatilidade, além de oferecer oficinas na área, para a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais.
Na área musical, cerca de 800 alunos são atendidos gratuitamente nas 12 oficinas realizadas na Casa Brasílio Itiberê, além de contarmos com todo o talento da Orquestra e Coral Municipal, Orquestra Estudantina e com o Grupo de Chorinho da FUMCUL em diversas representatividades.
Na área cinematográfica, o cineasta parnanguara Ciro Matoso recebe toda atenção merecida pelo órgão cultural que sempre apóia o trabalho desenvolvido pelo lendário.
Enfim, cultura para ninguém colocar defeito e esse processo de multiplicação cultural mostra-se infindável, pois para 2011, está sendo finalizado o projeto “Museu Vivo do Fandango” que será responsável por resgatar e difundir nossa cultura caiçara e a culinária local,”Escola das Artes”, que entrará em funcionamento a partir do mês de maio,”Feira de Artes e Antiguidades”, “Baile de Fandango”, “Cultura de Sexta” que levará o melhor da MPB aos presentes,entre vários outros que estão por vir e que com certeza colocará nossa bela Paranaguá em destaque.
Enfim, cultura, cultura e mais cultura para todos parnanguaras.
Com o dito,não podemos de finalizar sem parabenizar o presidente da FUMCUL, James Berlim e a Diretora de Ação Cultural, Olga Maria e Castro, pela bela dinâmica de trabalho e a todos os funcionários que se mostram sempre incansáveis em busca do melhor.

AGENDA CULTURAL
De 18 a 24 de abril

DIA 19 DE ABRIL – TERÇA – FEIRA

Evento: ESPETÁCULO TEATRAL “OS BICHOS”
Local: Ginásio de Esportes “Joaquim Tramujas”
Horário: 14:30h e 16:00h

Obs: Aberto apenas para as Escolas Integrais

DIA 19 DE ABRIL – TERÇA – FEIRA

Evento: PROCISSÃO DO ENCONTRO
Local: Saídas- Catedral Diocesana e Igreja da Ordem
Horário: 18:00h

Obs: O trajeto da procissão seguirá a Rua Prof. Cleto e Rua XV de Novembro sendo que o encontro acontecerá na praça do pelourinho (em frente à Colegial).
Músicos da Casa da Música “Brasílio Itiberê” estarão se apresentando nas janelas da Casa Cecy no momento do encontro.

DIA 22 DE ABRIL – SEXTA- FEIRA

Evento: PAIXÃO DE CRISTO
Local: Praça de Eventos “29 de Julho”
Horário: 20:00h

Obs: O evento contará com a participação de 120 atores parnanguaras

James Gilson Berlim
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
41-3420-2933

 

Data: 18/04/2011
Jornalista: Luciane Chiarelli
Prefeitura de Paranaguá  Acesse o site: www.paranagua.pr.gov.br

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.