Secretária Municipal de Saúde de Paranaguá, Dra Isolda Maciel é a representante do Comitê junto ao Estado.

Foi instalado nesta terça-feira, dia 11, o Comitê Gestor de Urgências e Emergências do Litoral do Paraná, em Paranaguá.

O Comitê Gestor é formado por pessoas que fazem atendimento de urgência e emergência nas cidades do litoral como Polícia Militar, OGMO, Corpo de Bombeiro, secretarias de Saúde, Regional de Saúde, Guarda Municipal, entre outros.

O trabalho do comitê será o de organizar os atendimentos de urgência e emergência nas cidades do Litoral, gerenciando a prestação deste serviço em cada cidade. O governo federal exige a instalação deste comitê onde o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) é implantado.

“Essa é uma das últimas etapas que nós temos para poder instalar o SAMU na região”, destacou a Dra. Isolda.

O grupo já começa a trabalhar para fazer o estatuto, entre outras providências, porém a população será atendida pelo comitê a partir da abertura do SAMU, o que está previsto para acontecer em dezembro deste ano.

O comitê é formado por 17 componentes que foram empossados em solenidade realizada no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), pelo diretor da 1ª Regional de Saúde, José Renato Pinheiro.

Participaram do evento prefeitos e secretários de saúde do Litoral, além do coordenador do Litoral, Francisco Carlim dos Santos, Xiquinho.

Posto da Baduca
O início de outubro foi marcado com mudanças no posto de saúde da Dona Baduca. Agora a unidade atende, exclusivamente, a crianças e a unidade da Vila Divinéia faz atendimento de clínica geral.

De acordo com a secretária de saúde do município, a mudança não afetou os serviços. “O posto da Dona Baduca funcionou normalmente com os serviços da pediatria e aumento de atendimento na Vila Divinéia, mas teve uma sequência harmoniosa. E nós colocamos uma unidade móvel à disposição da população na Baduca. Ficamos tensos com esse processo, mas é necessário para que a gente possa ter um serviço melhor”, destacou Dra. Isolda.

Data: 11/10/2011

Jornalista: Luciane Chiarelli

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.