Prefeito Baka destaca Ilha do Mel como parte de Paranaguá em encontro.

Prefeito Baka e secretários ouvem propostas da comunidade e destacam ações que o município realiza para os moradores.

Aconteceu na última sexta-feira, 7 de outubro, reunião sobre alteração da Lei 16.037/09 de uso de ocupação do solo da Ilha do Mel. Quatro grupos de trabalho, reunidos nos últimos 90 dias, fizeram apresentação dos levantamentos feitos.

Destacou-se que de 97 a 2009 foram feitas várias tentativas de elaborar o novo zoneamento. “Agora discutimos a lei que traz princípios para a Ilha do Mel e a reunião foi feita, justamente, para definir competências na Ilha do Mel”, disse a atual administradora da Ilha e empresária, Suzi Albino.

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, participou da reunião, juntamente com as secretárias do Planejamento, Márcia Jamnik; do Urbanismo, Aline Dias, com a arquiteta Vânia Fóes e com o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira.

As propostas foram reunidas a partir do trabalho de quatro grupos temáticos que debateram sobre o assunto após 17 reuniões realizadas desde julho deste ano e que, contaram com aproximadamente 120 pessoas das comunidades de Vila de Brasília, Vila Farol, Vila de Encantadas, Vila de Fortaleza, Praia Grande e Ponta Oeste.

Entre as propostas está a necessidade de um convênio de cooperação do Estado com o município de Paranaguá para, em conjunto, executar os planos e programas.

O prefeito Baka destacou o trabalho realizado pelo município na Ilha do Mel e o fato da Ilha do Mel fazer parte de Paranaguá que é um dos 65 municípios indutores de turismo no Brasil, destaque para a Ilha do Mel como um dos pontos mais visitados na Região Sul. “Visitamos a reforma do posto de saúde de Nova Brasília e ficamos satisfeitos em ver que a unidade está com toda a sua estrutura preparada e bem equipada para atender a diversas especialidades”, disse Baka.

Propostas
Entre as propostas apresentada pelos grupos temáticos está a necessidade de implantar o plano de sustentabilidade; programas de turismo com regulamentação do comércio, divulgação e GT náutico da Ilha do Mel; necessidade de obras de saneamento básico, trapiche, reforma da praça de alimentação, barracão para manejo de maricultura da Pontal do Oeste; construção de duas escolas estaduais, restauração dos monumentos históricos, entre outros.

O município aguarda a ata da reunião para que a formalização de algumas mudanças na Lei, possa ser encaminhada à Assembleia com aprovação do município.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, participou do evento, assim como o presidente do IAP, no Paraná, presidente da EcoParaná, entre outros.

Data: 10/10/2011
Jornalista: Luciane Chiarelli

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.