Começa nesta sexta-feira (dia 03/03/2017) a segunda fase da campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá, com uma programação especial. Às 9h, no pátio do Palácio São José, o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, leva uma caixa com vacinas para ser aberta pelo prefeito Marcelo Roque, um gesto simbólico que marca o início da vacinação, que seguirá na cidade em 15 postos de saúde até o dia 31 de março.

Já no sábado será o “Dia D”. Todas as unidades básicas abrirão as portas, excepcionalmente, para oferecer as doses da vacina contra a dengue. Uma ação está prevista para 9h na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), na avenida Gabriel de Lara, com a presença do prefeito Marcelo Roque e secretários municipais. Cama elástica será armada em frente ao prédio, para distrair as crianças enquanto os pais forem imunizados.

A meta da Semsap é vacinar 100% das 55.113 pessoas que já receberam a primeira dose, há seis meses. Entretanto, o público-alvo é de 91.318 pessoas que estão na faixa etária entre 9 e 45 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira campanha conseguiu imunizar 60,35% deste público. Vale lembrar que a vacina é eficaz contra todos os 4 tipos da dengue e reduz em 93% os casos graves da doença, que podem, inclusive, levar a óbito.

Todos que receberam a primeira dose devem receber a segunda. “É importante para quem já tomou a primeira dose tomar a segunda e, depois, a terceira, em seis meses, porque não haverá eficácia se não forem tomadas as três. Quem não recebeu a primeira dose terá novamente a oportunidade de se imunizar”, explica o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

Para pessoas que moram nas colônias e ilhas haverá um esquema especial de vacinação para a dengue. Equipes da Semsap levarão as doses aos moradores entre os dias 27 a 31 de março. Quem tomou a vacina da febre amarela deverá procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre qual será a data oportuna para receber a vacina da dengue. O prazo de 30 dias de intervalo entre uma dose e outra tem que ser obedecido.

A Semsap estuda também a possibilidade de oferecer a vacina em escolas e empresas, para atingir um público maior. Várias medidas foram e estão sendo tomadas desde o início de janeiro para combater a dengue em Paranaguá. Uma delas é a manutenção das equipes com aplicação de fumacê com bomba costal, para eliminar o inseto que for adulto e já estiver voando. Agentes de endemias também passam de casa em casa para verificar se há criadouros, providenciando a imediata remoção se for encontrada larva do mosquito Aedes Aegypti. O prefeito Marcelo Roque também fez solicitação formal à Secretaria de Estado da Saúde para que carros com fumacê passem esborrifando inseticida na cidade.

COMUNICAÇÃO
Uma campanha de conscientização foi elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação para alcançar um maior número de pessoas para a vacinação. Artes com mensagens orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à dengue e até mesmo os benefícios da vacina serão veiculados pelo Facebook oficial da Prefeitura de Paranaguá. Também haverá conscientização por meio de rádios e de jornais locais.

Jornalista: Osvaldo Capetta
Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.