aquarioQuem estiver no Litoral no feriado da Independência pode conhecer os filhotes de tubarão-bambu e o ovo dos pinguins-de-Magalhães com ingressos a R$ 5, no Aquário de Paranaguá. A promoção vale para os dias 7, 8 e 9 de setembro, com preço único para todas as idades. O Espaço Criança, que conta com piscina de bolinhas e brinquedos infláveis, também estará aberto durante todo o feriado, com entrada gratuita.

A intenção da iniciativa é o público para conhecer os filhotes dos tubarões-bambu que nasceram no início do ano e o ovo dos pinguins-de-Magalhães, botado essa semana. “A nossa expectativa é receber aproximadamente 5 mil pessoas, entre quarta-feira e domingo, para conhecer o primeiro ovo do casal de pinguins e os filhotes dos tubarões”, diz Paulo de Tarso, coordenador técnico do Aquário de Paranaguá.

De acordo com ele, os filhotes dos tubarões-bambu ficam separados dos pais para receber alimentação adequada e cuidados intensivos, mas os visitantes podem vê-los e saber mais sobre a história deles.

Além desses tubarões-bambu e pinguins, os visitantes podem conhecer de perto os peixes-palhaço, raias, caranguejos, recifes de coral e mais de 200 espécies marinhas do litoral brasileiro. “Nós vamos ter monitores em pontos estratégicos do aquário para informar os visitantes sobre os animais e esclarecer as dúvidas”, conta Paulo.

Os tubarões-bambu estão no Aquário de Paranaguá desde a inauguração do local, em janeiro de 2014, e muitos filhotes já foram enviados para outros aquários. O mais novo, e que pode ser visitado, nasceu durante a época de reprodução da espécie, no início do ano.

Os pinguins-de-Magalhães são uma das espécies que mais chamam a atenção dos visitantes por não serem originários do Brasil. Geralmente, eles habitam as zonas costeiras da Argentina e do Chile, mas migram para outros países, como o Brasil, em busca de águas mais quentes no inverno. Durante essa migração, muitos se perdem do bando e acabam morrendo nas praias brasileiras. Os pinguins do Aquário de Paranaguá foram resgatados no Litoral paranaense e vivem agora em um ambiente propício para sua sobrevivência.

AQUÁRIO – O Aquário de Paranaguá pertence ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e é gerenciado pela empresa Acqua Mundo, que também cuida do Aquário de Guarujá. O espaço tem como principal objetivo promover a educação ambiental dos visitantes. No local, a população pode aprender sobre cerca de 200 espécies da fauna aquática, principalmente do Litoral do Paraná, que estão expostas nos diferentes ambientes.

Dividido em três pavimentos, o Aquário de Paranaguá é um dos maiores do País, com aproximadamente dois mil metros quadrados. São 23 tanques, biblioteca, auditórios, espaço para exposições, loja e lanchonete.

TANQUES DE TOQUE – Os tanques de toque também agradam aos visitantes. Neles, as pessoas podem tocar em animais como as raias, anêmonas, pepino e bolacha do mar, possibilitando diferentes experiências sensoriais. Polvo, peixes de água doce e salgada e recifes de coral complementam as atrações.

SERVIÇO
Aquário de Paranaguá – Feriado da Independência
Horário: durante o feriado, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5 nos dias 7, 8 e 9 de setembro
Local: Rua João Régis, s/n, Centro Histórico de Paranaguá
Contato: aquariodeparanagua.com.br ou (41) 3425-8063

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paranaguá.